Na medida em que os fotógrafos têm se tomado proficientes no trabalho com imagens digitais, sua percepção da amplitude dinâmica – a amplitude de luminosidade na cena – cresceu.
Em contraste com os tradicionais filmes fotográficos, com respostas incorporadas, as imagens digitais podem ser prontamente adaptadas á amplitude de luminosidade de qualquer cena.
Luminosidade l alto baixo contraste
Nossa percepção de textura e forma de sermos capazes de distinguir os tons que as definem. As cenas que registramos são basicamente um mapa de variações tonais – escuro aqui, claro lá, com limites entre os tons da imagem representando as margens físicas e contornos das formas cenas.
A medida da quantidade de luz aparente refletida em uma superfície é chamada de luminosidade. Perceba que a luminosidade não faz referência à cor da luz; forma textura e detalhe podem ser destemidos em preto e branco.
Cada cena oferece uma determinada gama de luminosidade do motivo – a diferença entre a parte mais clara da imagem e a mais escura. Uma imagem com grande amplitude dinâmica tem uma amplitude de luminosidade ampla (descrita como “contrastada”0, enquanto uma imagem com baixa amplitude dinâmica é caracterizada pela amplitude estreita de luminosidade (descrita como “baixo contraste.”)
Nossa capacidade para distinguir diferentes tons de luminosidade em uma cena varia com a luminosidade geral. Diferenças sutis de luminosidade, fáceis de enxergar sob luz clara, são muito difíceis de perceber sob condição de baixa iluminação.
O que consiste em amplitudes médias ou baixas de luminosidade durante o dia que possa parecer contrastado durante a noite. Como amplitude de luminosidade de motivo é refletida em sua imagem depende da cena e do tipo de imagem que você deseja fazer.
Por exemplo, a cena pode estar banhada pela luz do sol, com sombras profundas projetadas pelas árvores e edifícios, neste caso a amplitude de luminosidade parece ser ampla. Mas se você estiver utilizando uma objetiva grande-angular que engloba uma grande parte da cena todos os elementos claros e escuros são pequenos o suficiente para o sensor reagir a eles como se fosse uma imagem de contraste mediano.
Palavras-Chave:
amplitude dinâmica, fotógrafos, imagens digitais, amplitude de luminosidade, escolas fotografia, aulas fotografia, Enio Leite Fotografia, Enio Leite Focus
Commentaires