top of page

A LUZ QUE FORMA PADRÕES

escolafocus

Por vezes, são as próprias condições de luz que formam padrões.


No caso da foto acima, ou uma pilha de lenhas, vista longitudinalmente, ou de um conjunto de casas mais ou menos idênticas, podem acentuar ou diminuir o efeito da padronagem, mas não alteram significativamente.


No entanto, o efeito de cintilância, e crispação provocado pela luz solar restante numa superfície aquática, como o mar, e que produz a impressão de padronagem, simplesmente não existiria outra forma.


O mesmo se pode dizer dos padrões que as sombras subitamente criam. Basta uma ligeira mudança nas condições de luz para que os padrões desaparecem.


Muitas vistas aéreas produzem impressão de padronagem. Basta observar, por exemplo, do ato de uma colina uma extensa região campestre cultivada. Ou então olhar do alto de um prédio os agrupamentos humanos na calçada.


Os padrões são meramente linhas e formas que se repetem. Na fotografia branco e preto você adiciona o recurso de usar os padrões que se obtêm como jogo de luz e sombra ou de gradações contrastes de cinza. Na fotografia, as cores, é apropria cor que se transforma em padrão, que se revela pela repetição de matizes semelhantes ou contrastes.


Mas é sobretudo na natureza que você pode descobrirá os mais belos, padrões: em um close de folhagens, flores ou insetos ou em uma paisagem de árvores ou arbustos onde há ritmo ou repetição visual.


Hashtags:



Metatags:


luz, padrões, lenhas, casas, efeito, padronagem, cintilância, crispação, Luz Solar, colina, olhar, enio leite blog, enio leite fotografia, cursos de fotografia,  escolas de fotografia, fotografia publicitária, fotografia de moda, focus escola de fotografia, aula de fotografia, cursos de fotografia sp, escola focus, cursos de fotografia a distância, aula de fotografia, enio leite

 

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page