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A boa câmera é aquela que atende aos objetivos do fotógrafo. Partindo disso, é fácil dizer se sua câmera é boa ou não. Basta, contudo, saber o que você pretende.
Um possui o último lançamento de Canon EOS , outro uma mirrorless (câmera sem espelho) da Nikon , o terceiro, a melhor câmera digita modelo DSLR, com sensor full frame do mercado e assim por diante. Mas ninguém parece estar conformado.
E, das muitas perguntas já feitas em sala de aula, a insatisfação ficou provada pela dúvida comum: “Minha câmera é boa ou ruim? ”
A resposta praticamente não existe. É impossível responder a cada caso isolado devido ao fato de que na fotografia existe um princípio que diz: “somente o dono da câmera poderá dizer se ela é boa ou não”.
A única coisa que podemos fazer é ajudar.
Toda a câmera deve ter duas qualidades essenciais: condições que permitam a exposição correta, e os recursos adequados, como: controle do diafragma, velocidade, fotômetro, WB, opções para resolução e tamanho de imagem, e alguns modos programados que satisfaçam os objetivos do fotógrafo, como prioridades de abertura e prioridade de velocidade e um bom menu para configurar resolução, tamanho de imagem, taxa de compressão de jpeg, profundidade de cor, formatação de cartão, etc.
Atualmente, quase todas as câmeras expõem corretamente. As exceções são as câmeras mais populares, tipo “câmera compacta”, iPhones e tablets e outros, cuja ótica da objetiva e seus respectivos sensores digitais nem sempre são de qualidade suficiente para exposições corretas. Mas, não ligue para isso, pois não há câmera que não distorça de alguma forma a realidade, tanto no tamanho, quanto na proporção, na perspectiva, ou mesmo na cor.
Não há fotografia que reproduza a realidade como ela exatamente se apresenta. A fotografia é sempre uma realidade diferente do assunto que você fotografa.
A ligação entre essas duas realidades é feita pela sua consciência e pela consciência das pessoas que veem sua foto. E, já que todas as câmeras transformam a realidade fotografada, acaba o problema de saber qual é a melhor.
O que interessa saber é como cada câmera transforma a realidade. Cada uma tem um modo característico de captar a luz, e é normal que cada fotógrafo prefira determinados modos. Alguns gostam mais do modo da Canon, outros da Nikon, da Sony Alpha, Pentax, e assim por diante.?
Esse problema é relativo a segunda qualidade necessária para uma câmera ser boa. Hoje é normal o uso de filtros e aplicativos para produzir propositadamente efeitos de movimentos, de desfoque, aberrações óticas, cromáticas, contraste, nitidez, produção de ruído, alta saturação das cores, dentre muitos outros. Tudo isso não deixa de ser distorção da realidade.
Para um fotógrafo interessado nesses tipos de efeito, o problema da “câmera boa que reproduz perfeitamente a realidade”, não tem o menor sentido. É preciso saber o que o fotógrafo quer fazer com a câmera, e isso torna mais difícil a sua escolha e o seu julgamento.
O primeiro problema é que esses objetivos mudam rapidamente. Hoje, ele pode estar interessado em fotografar concertos de rock, cenas noturnas ou espetáculos teatrais, precisando, portanto, de uma câmera DSLR, com objetivas zoom de grande luminosidade e uso de sensibilidade mais elevada, para fotos em cenas de pouca luz.
Amanhã, pode resolver fotografar textura de metais enferrujados, e vai correr atrás de uma câmera profissional full frame, de médio formato, com “trocentos” megapixels, acompanhado um tripé de 15 kg cujo custo ainda é proibitivo para alguns mortais como nós.
E, já que é impossível fabricar uma câmera capaz de satisfazer todos os objetivos imagináveis, elas foram projetadas para atender ao maior número possível deles. Por isso, quanto maior o número de objetivos que uma câmera satisfaça, melhor ela é.
Um fato conhecido na história da fotografia ilustra bem essa afirmação. Muitas fotos tiradas no final do século XIX, inclusive algumas famosíssimas por sua qualidade fotográfica, foram produzidas com lentes defeituosas, incapazes de uma focalização perfeita. Não existiam lentes melhores naquela época.
BOAS FOTOS?
Mas se você tem uma boa objetiva, capaz de produzir um foco perfeito e um sensor e processador de última tecnologia, capaz de capturar a imagem com perfeição, é melhor. Poderá optar por querer uma foto no foco ou não, coisa impossível naquele tempo.
Com o grande número de recursos, aumenta a sua liberdade de querer se comunicar por meio da fotografia, mas como não há câmera com todos os meios imagináveis, você terá que definir antes quais os seus objetivos, e a partir deles, ver qual a melhor câmera para você.
O mais comum é que o principiante não saiba de início onde pretende chegar. Nesse caso terá que fazer uma opção fundamental: ou compra uma câmera DSLR, em definitivo, ou adquire uma câmera DSLR de entrada, para ser usada no início e mais tarde comprar uma DSLR mais avançada.
As câmeras DSLRs, além de produzirem imagens com maior resolução, utilizam um grande número de acessórios como objetivas, zooms, filtros, flashes e outros. Você poderá ir comprando à medida que for definindo seus objetivos.
As câmeras de entrada são mais leves e versáteis e trocam lentes, não ocupam muito espaço e a maioria dos fotógrafos profissionais, a carregam como “Câmera Step”.
Recomendamos ter, com o tempo, ambas DSLR de entrada e a avançada, para aumentar as suas possibilidades em fotografar.
Qualquer que seja a câmera escolhida, o resultado só pode ser bom. As câmeras atuais, modelos DSLR programáveis, de última geração, com Auto Focus, sensores e processadores melhorados, menus e configurações avançadas, liberam o fotógrafo de ajustes e cálculos técnicos, desde que ele saiba operá-la adequadamente, desenvolvendo a capacidade de escolher bem o assunto e explorá-lo visualmente o melhor possível.
Avalia-se a qualidade da imagem fotográfica pelo trinômio “Conceito, Técnica e Estética”, pertinente ao propósito daquilo que se queira transmitir. A boa foto irá também depender do ineditismo, da genialidade, percepção, experiência de vida, nível cultural, intelectual e a objetividade de quem a criou.
Esta é a primeira condição para um bom fotografo!
Aproveite para rever mais técnicas sobre fotografia nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus – Focus Escola de Fotografia.
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