![](https://static.wixstatic.com/media/7562e8_046b91e94353432d84188a89ad341983~mv2.png/v1/fill/w_645,h_379,al_c,q_85,enc_auto/7562e8_046b91e94353432d84188a89ad341983~mv2.png)
Há inúmeras maneiras de ajustar os valores tonais e cromáticos em uma imagem, algumas delas rápidas e simples, outras longe de ser intuitivas.
Os métodos básicos muitas vezes são opções automáticas de um clique só, que podem eliminar a complexidade, mas escondem os controles finos que permitem manipulações delicadas, e nem sempre produzem um grande resultado.
Assim para maior controle, certamente vale a pena explorar as opções mais avançadas.
Um histograma não é o mais amigável dos dispositivos, mas é exatamente valioso para a avaliação da gama dinâmica de uma imagem, das luzes altas às baixas. Basicamente, ele é um mapa dos valores tonais – globais e separados por canal de cor – e, assim como um mapa, torna-se fácil de ler com a prática, apesar de sua aparência, a princípio confusa.
A gama de tons está disposta horizontalmente, na forma de corte transversal em 256 partes, com altura de cada coluna representando a predominância de um valor tonal específico na imagem. Para um RGB positivo ou mais imagem em tons de cinza, as sombras estão à esquerda e as luzes altas, à direita, com meios-tons distribuídos pelo meio (obviamente).
Ajustar o histograma por meio da exposição na câmera ou posterirormente, nos controles deslizantes nos aplicativos de edição alterando o brilho, cor ou o contraste.
O controle deslizante ao centro muda o brilho de maneira geral e, fechando os controles deslizantes nas extremidades, aumenta-se o contraste. Fazer isso individualmente em canais de cores altera o brilho da cor e o contraste. Abrir o histograma é o primeiro passo importante para avaliação de uma imagem.
Se há espaço vazio em cada extremidade, fechar os controles deslizantes aumentará o contraste sem causar perda de informações.
Como alternativa, existe a ferramenta Curvas, que é talvez a mais sensível e poderosa de todos os métodos de ajuste de cores e tons. Subindo ou descendo a linha inicial de 450 é possível mudar qualquer coisa.
Arrastar um ponto para cima sobre a linha diagonal aumenta o brilho; para baixo, diminui o brilho; e, para aumentar o contraste, faça uma curva em forma de S (descendo do lado esquerdo e subindo do lado direito). Em outras palavras, você pode alterar à vontade os valores tonais de qualquer imagem.
Muitos programas de edição de imagem começaram a incluir ferramentas que ficam entre o avançado e o básico, como a ferramenta Shandows/Highlights (Sombras/Realces) do Photoshop.
Operada por controles deslizantes, e certamente menos assustadora do que as curvas, que requerem um toque muito dedicado para que se atinja algum grau de precisão.
Usando com cuidado, o controle Shadows/highlights pode ser altamente eficaz na recuperação de detalhes nos extremos da faixa tonal, bem como permite que você manipule os meios-tons para melhorar a gradação geral de tons.
Hashtags:
#AjusteTonal #ajustar #imagem #métodos #histograma #GamaDinâmica #CanalDeCor #exposição #sombras #escolafocus #focusEAD #enioleiteblog #focusescoladefotografia #focusfotografia #alunosfotografia #cursosfotografia #escolasfotografia #aulasfotografia #enioleite #enioleite #cursosdefotografia #fotografiaprofissional #FocusEscolaDeFotografia
Metatags:
Ajuste Tonal, Ajustar, imagem, métodos, histograma, Gama Dinâmica, Canal De Cor, exposição, sombras, enio leite blog, enio leite fotografia, cursos de fotografia, escolas de fotografia, fotografia publicitária, fotografia de moda, focus escola de fotografia, aula de fotografia, cursos de fotografia sp, escola focus, cursos de fotografia a distância, aula de fotografia, enioleite
Comments