![](https://static.wixstatic.com/media/7562e8_4f5cb38f136443ebb4e199d424846341~mv2.png/v1/fill/w_674,h_391,al_c,q_85,enc_auto/7562e8_4f5cb38f136443ebb4e199d424846341~mv2.png)
Uma das belezas de uma imagem digital é que suas cores podem ser alteradas de todas as formas imagináveis, por meio de menus ou sub menus, de sua câmera, de forma sutil ou radical.
Todos os programas pós-produção mais robustos oferecem uma série de maneiras de ajustar as cores – talvez até demais. Você pode aplicá-las à imagem inteira ou a uma parte selecionada.
Vivemos com a cor o tempo todo e, sem parar, nós a achamos simples e intuitiva. Na verdade, ela é complexa e sua natureza, é questionada, sobretudo porque apenas uma parte é uma questão ótica, uma vez que tem a ver também com a percepção. Ao longo da história da arte, nuca ouve consenso total sobre as ocres e como elas funcionam. Falar em ajuste de cor significa que temos de voltar para as complicações que envolvem modelos de cores, formas e espaços.
Os três modos principais de uma imagem colorida são RGB, CMYK e Lab. Há motivos para a utilização de cada um deles, mas lembre-se de que o que você vê na tela é RGB; monitores são fiéis do modo RGB, mas não há outros. O espaço de cor de cada uma delas é diferente e, mesmo que você possa passar de RGB ou CMYK para Lab sem perdas, mudar o curso descartará a informação de cor.
Além disso, cada modo tem algumas cores que são impossíveis no outro. Como regra tente ficar no modo que a imagem foi criada; será mais fácil.
Apesar de toda a conversa científica de modos de gama, a principal ferramenta de ajuste de cor é o seu próprio julgamento, e a maior parte do processo deve ser feita a olho nu. Afinal, as fotografias são suas, e só você pode dizer como elas podem parecer.
Contanto que você confie na precisão do seu monitor, o primeiro passo é avaliar a imagem básica. Será que ela está muito escura ou muito clara? Há um mascaramento de cor? Se há, é um mascaramento desejado ou não? Três ferramentas úteis disponíveis nas caixas de diálogo Levels e Curves (Níveis e Curvas) são os conta-gotas do ponto branco, ponto do preto e ponto do cinza, que fazem “correções” automáticas. Mesmo que você acabe não escolhendo o seu resultado, eles dão uma boa ideia inicial.
Hashtags:
#ajustedecor #imagem digital #intuitiva #questãoótica #RGB #CMYK #Lab #aulasdefotografia #cursosdefotografia #escolas#defotografia #enioleitefotografia #escolafocus #focusEAD #enioleiteblog #focusescoladefotografia #focusfotografia #alunosfotografia #cursosfotografia #escolasfotografia #aulasfotografia #enioleite #cursosdefotografia #fotografiaprofissional #focus #escola #de #fotografia
Metatags:
enio leite blog, fotografia, cursos de fotografia, aulas de fotografia, escolas de fotografia, fotografia publicitária, fotografia moda, ajuste de cor, imagem digital, intuitiva, questão ótica, RGB, CMYK, Lab, aulas de fotografia, cursos de fotografia, escolas de fotografia, focus escola de fotografia, aula de fotografia, cursos de fotografia EAD, escolas de fotografia EAD, escola focus, cursos de fotografia EAD, curso de fotografia online, enio leite, aula de fotografia, enio leite fotografia
Comentários