![](https://static.wixstatic.com/media/7562e8_1040ddbdeee7405a9bcfc72e81b7009f~mv2.png/v1/fill/w_703,h_352,al_c,q_85,enc_auto/7562e8_1040ddbdeee7405a9bcfc72e81b7009f~mv2.png)
Ao ouvirmos o termo “mídia social”, provavelmente pensamos em imagens de colegas bêbados em festas, vídeos de gatos e pores do sol com um filtro vintage.
Mas esse é um movimento ao qual você, como fotógrafo profissional, precisa aderir – se é que você ainda não está nessa.
As mídias sociais são uma excelente maneira de mostrar seu trabalho, aumentar a presença de sua marca, alcançar novos públicos e se relacionar com outros colegas do ramo, em diversas plataformas.
Você não precisa se cadastrar em todas elas. Cada canal conta com um publico próprio e oferece um tipo diferente de exposição que pode ser extremamente benéfico para o seu trabalho.
Facebook: use o Facebook para criar uma pagina oficial para sua empresa, que seja separada de sua pagina pessoal. A página deve ter o nome da sua empresa a ser coerente com sua marca. Sua página no Faceboock deve ser frequentemente atualizada com novos trabalhos, trabalhos antigos e posts do seu blog. Limite suas publicações uma vez por dia, para evitar encher o feed de notícias e seus seguidores com seu trabalho. Escolha bem as fotografias que você publicará no Faceboock (deixe as fotos feitas com o celular pra o Instagram) e não poste simplesmente por postar – isso diminui o valor de sua marca. Outra boa ideia é usar publicidade paga do Faceboock como forma de aumentar sua exposição (por cerca de 10 reais já é possível começar a promover o conteúdo publicado).
Nota 1: Certifique-se se você configurou seu perfil para ser notificado sobre todos os documentários e atividades que chegaram a sua página – dessa forma, você pode responder rapidamente aos comentários e às perguntas e estar em contato com seu público.
Instragam: há uma discussão constante questionando se o Instagram deve ser usado por fotógrafos profissionais ou se melhor deixa-lo para amadores viciados em fotos com filtros – sem entrar no mérito de isso atrapalha ou ajuda a indústria fotográfica em geral. Seja qual for o seu posicionamento com respeito à questão, o fato é que você não pode negar o alcance e o poder do Instagram.
E, a partir de uma perspectiva empresarial, é possível se aproveitar disso. Se você não se sente bem em publicar fotos de seu portfólio devido às condições de uso do Instragam, você ainda deve considerar essa mídia para postar fotos com os bastidores das sessões fotográficas, material promocional ou fotos de viagens feitas a trabalho. Pense nisso apenas como outra maneira de aumentar a sua presença de marca e de formar um público. Lembre-se de que, atualmente, todos estão no Instagram – incluindo editores de fotografia, diretores de arte e infinitos potenciais clientes.
Nota 2: O enorme alcance do Instagram tem feito alguns grandes clientes considerar essa mídia social com um canal de publicidade – há inclusive aqueles que pagam para que as fotos de seu produto. Serviço ou destino sejam compartilhados o que pode render a você um considerável número de seguidores. Conseguir um público tão grande assim pode ser uma meta ambiciosa, mas que certamente vale a pena quando pensamos na exposição de sua marca.
Aproveite para rever mais técnicas sobre fotografia nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus – Focus Escola de Fotografia.
Hashtags:
#aprenda #mídia social #mídias sociais #imagens #colegas #FotógrafoProfissional #trabalho #marca #presença #plataformas #escolafocus #focusEAD #enioleiteblog #focusescoladefotografia #focusfotografia #alunosfotografia #cursosfotografia #escolasfotografia #aulasfotografia #enioleite #enio #leite #cursosdefotografia #fotografiaprofissional #focus #escola #de #fotografia
Metatags:
aprenda, mídia social, mídias sociais, imagens, colegas, fotógrafo profissional, trabalho, marca, presença, plataformas, enio leite blog, enio leite fotografia, cursos de fotografia, escolas de fotografia, fotografia publicitária, fotografia de moda, focus escola de fotografia, aula de fotografia, cursos de fotografia sp, escola focus, cursos de fotografia a distância, aula de fotografia, enio leite
Comments