![](https://static.wixstatic.com/media/7562e8_a1a27a42f04744988a51030a67f26b01~mv2.png/v1/fill/w_743,h_456,al_c,q_85,enc_auto/7562e8_a1a27a42f04744988a51030a67f26b01~mv2.png)
O mundo está cheio de cor e, para ser justo, o fotômetro faz um bom trabalho em identificar as diferenças nos tons e graduações que são refletidos por todas essas cores.
Mas, além de confundir com o preto e o branco, o fotômetro pode ser enganado contraluz e pelo contraste. Então, estamos de volta ás formas de tentativa e erro e do tentar e rezar?
Absolutamente não! Há algumas soluções muito fáceis e eficientes para essas exposições mais complicadas: são o que eu denomino de Arco Íris.
Quando estiver trabalhando sob condições de iluminação mais difíceis (luz lateral e contraluz, por exemplo), você pode se sentir inseguro sobre onde apontar sua câmera para fazer a fotometria simplesmente apele para os Irmãos Céu. Eles são imparciais e oferecem uma solução que funciona sempre.
Em dias ensolarados, essa técnica é que você deve recorrer para fotos de, por exemplo, paisagens de inverno (com neve), retratos de animais negros, close-ups de brilhantes flores amarelas e campos de lavanda de lilás profundo.
Ou seja, você faz a fotometria do céu azul de usa essa exposição para fazer sua foto. Quando fotografar paisagens ao nascer ou pôr do sol, em contraluz, não se esqueça de utilizá-la. Significa que você faz a fotometria do céu ao lado do sol e usa essa leitura para fazer sua imagem.
Ao fotografar cenas de cidade ou campo no poente, use a técnica Céu Poente deve ser chamado, indicando que você faz a fotometragem do céu poente. E, em cenas de praia ou lagos com reflexo no nascente ou poente refletido: você fotometra luz do céu refletida na água.
Preste atenção ao que eu digo: se você acreditar na indicação de seu fotômetro e reajustar a exposição para a leitura da paisagem, vai acabar voltando para o ponto onde estava, ou seja, uma fotografia com neve cinza! Em outras palavras, quando você usar essa técnica, ajuste a exposição manualmente ou, antes de voltar a enquadrar a cena original, “trave” a exposição se for continuar em modo Automático.
Então, você poderá fotografar seguro de que está fazendo a coisa certa, não importa o quanto o fotômetro diga o contrário!
Aproveite para rever mais técnicas sobre fotografia nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus – Focus Escola de Fotografia.
Hashtags:
#arcoíris #mundo #cor #fotômetro #tons #graduações #contraluz #contraste #soluções #exposições #escolafocus #focusEAD #enioleiteblog #focusescoladefotografia #focusfotografia #alunosfotografia #cursosfotografia #escolasfotografia #aulasfotografia #enioleite #enio #leite #cursosdefotografia #fotografiaprofissional #focus #escola #de #fotografia
Metatags:
arco íris, mundo, cor, fotômetro, tons, graduações, contraluz, contraste, soluções, exposições, enio leite blog, enio leite fotografia, cursos de fotografia, escolas de fotografia, fotografia publicitária, fotografia de moda, focus escola de fotografia, aula de fotografia, cursos de fotografia sp, escola focus, cursos de fotografia a distância, aula de fotografia, enio leite
Comments