![](https://static.wixstatic.com/media/7562e8_5c2e481f89cb43eeaa6b4fd4c2e9acd5~mv2.png/v1/fill/w_653,h_463,al_c,q_85,enc_auto/7562e8_5c2e481f89cb43eeaa6b4fd4c2e9acd5~mv2.png)
Todas as câmeras profissionais DSLR, que permite travar a exposição ou o foco para depois recompor a foto e então clicar.
Esta maneira é, geralmente, a mais rápida para fazer a compensação. Usando o exemplo de uma noiva passando por uma porta iluminada pelo lado de fora. Essa foto normalmente fica muito escura, mas desta vez você apontaria a câmera para a parte de dentro do local (onde não há tanta luz), pressionaria o botão de travamento da exposição, e depois faria a foto com a composição e exposição correta.
A vantagem deste método é que é rápido. No entanto, ele só trava a exposição uma única vez; após fazer uma segunda foto da mesma maneira, terá de repetir o processo.
Para nós este modo é extremamente útil, pois se usamos outro método que deixe a exposição travada, invariavelmente vamos esquecer de voltar as configurações do EV ao zero – e cometer alguns erros até perceber o que está ocorrendo.
Este botão de travamento também é muito útil para travar o foco em um determinado foto (AF Lock). Vamos imaginar que temos uma pessoa e ao fundo uma bela paisagem. A pessoa está no centro da foto e oculta a maior parte do fundo. Se colocarmos a pessoa a direita, no enquadramento, a paisagem no fundo vai ficar em foco, mas a pessoa no primeiro plano não!
Agora, se deslocarmos o enquadramento fizermos o AF Lock na pessoa e com o botão pressionado em meio curso, refazemos o enquadramento e temos a pessoa em foco. O fundo poderá ficar em foco ou não, dependendo da abertura utilizada para produzir melhor profundidade de campo e da distância focal da sua lente.
Qualquer dúvida, consulte seu manual de instruções.
Extraído do:
Novo Livro Didático - Fotografia Digital. Aprendendo a Fotografar com Qualidade. Autor: Prof. Dr. Enio Leite, na Amazon!
Comments