Nós vivemos cercados por figuras que se repetem – os padrões.
Em uma foto, esses padrões podem ser estimulantes e curiosos, e se prestam a múltiplos jogos formais.
Esses padrões não precisam ser repetições geométricas bem definidas, como uma sucessão de colunas ou arcos numa dada arquitetura.
Basta que as figuras deem impressão de padronagem, tal como acontece com uma sucessão de ondas do mar, ou com os galhos de uma árvore fotografados contra luz do sol.
Descobrir padrões nos lugares por onde se passa é tarefa divertida que, além de tudo, treina o olhar para a prática de composição. Há padrões por toda a parte.
Podemos classificá-los em dois tipos gerais: os padrões transitórios, tais como multidão reunida nas arquibancadas para ver um jogo de futebol; os padrões fixos, como os encontrados na arquitetura (telhados, janelas etc.).
Não se deve acreditar, contudo, que uma simples repetição de imagens possa garantir por si só uma boa fotografia.
Tudo o que dissemos até agora sobre composição – ângulo de tomada, simetria, diagonal, formato etc. – deve estar presente na cabeça do fotógrafo. Além é claro da qualidade técnica da foto.
Hashtags:
#padrões #natureza #figuras #repetições #geométricas #colunas #arcos #arquitetura #composição #escolafocus #focusEAD #enioleiteblog #focusescoladefotografia #focusfotografia #alunosfotografia #cursosfotografia #escolasfotografia #aulasfotografia #enioleite #enio #leite #cursosdefotografia #fotografiaprofissional #focus #escola #de #fotografia
Metatags:
padrões, natureza, figuras, repetições, geométricas, colunas, arcos, arquitetura, composição, enio leite blog, enio leite fotografia, cursos de fotografia, escolas de fotografia, fotografia publicitária, fotografia de moda, focus escola de fotografia, aula de fotografia, cursos de fotografia sp, escola focus, cursos de fotografia a distância, aula de fotografia, enio leite
Comments