top of page

CENAS EM LONGA EXPOSIÇÃO

escolafocus

Use filtros de densidade neutra (ND) e acalme até as águas mais agitadas!


MATERIAL:

CÂMERA DSLR COM KIT DE OBJETIVAS

TRIPÉ

FILTRO ND

NÍVEL DE DIFICULDADE – MÉDIO


Normalmente, fotos borradas são algo que se procura evitar, porém, às vezes, alguma suavidade pode ser usada de forma criativa para alterar a forma de retratar o tema ou o cenário escolhido. Há bons exemplos para isso, como borrar o movimento de pessoas para transmitir a sensação de cenas urbanas agitadas e uma das mais gratificantes utilidades é quando o tema é água.


Para registrar o movimento da água como borrão, é preciso uma baixa velocidade – geralmente 1s ou mais – e a primeira coisa a fazer é minimizar a quantidade de luz pela câmera.


É possível fazer isso ao ajustar um valor baixo de ISO ajustando uma abertura pequena (f/16 ou f/22). Porém, se houver muita luz para obter a velocidade necessária, principalmente em condições de luz brilhante do dia, é onde o filtro de densidade neutra (ND) se mostra útil. Após rosquear à objetiva ou acoplá-lo em porta filtro, é possível usar a velocidade ainda mais baixa, borrar qualquer coisa que se mova, mantendo os objetos fixos perfeitamente nítidos.


Um forte contraste entre objetivos em movimento e estacionários pode transformar cenários corriqueiros em fantásticos. Experimente essa técnica e aproxime-se.


TÉCNICA FOTOGRÁFICA


Há muito maios a fazer com o filtro ND do que apenas acoplá-lo à lente e fotografar cenas externas. Antes der sair apressado fazendo longas exposições externas.


1. Local para conseguir uma boa foto de longa exposição, em primeiro lugar é preciso encontrar um bom local. Procure por um cenário que tenha um bom fluxo de água, como uma cachoeira, rio ou reservatório (um dia com vento é melhor). Seja qual for, encontre o primeiro plano interessante, como esse píer que permanece nítido em contraste com a água.

2. Arme o tripé ache um bom local, ajuste o tripé em um ponto firme em que não se mova ou afunde (evite areia ou barro) depois mostre a sua DSLR no topo. Nessa técnica, é essencial usar um tripé, pois, sem ele não é possível manter a câmera firme durante toda a exposição. Qualquer movimento deixará a foto completamente borrada e não apenas a água que é objetivo aqui.

3. Composição e foco componha a foto. Nessa imagem, o píer foi posicionado ao centro do quadro para manter a simetria e as grades como linhas condutoras. Ajuste a DSLR para foco automático (AF) e decida qual o ponto de foco da imagem (essa imagem foi focada na metade inferior do píer). Ajuste a DSLR para foco Manual (MF) para impedir que a câmera tente mudar o foco.

4. Acople o filtro agora é o momento de acoplar o filtro ND à frente da lente. Se tiver um acessório para acoplar o filtro à objetiva, certifique-se de posicionar uma mão sob a objetiva e segurar o filtro caso ele caia. Para essa técnica, o filtro usado foi um ND quadrado 10-stop que reduz até 10 pontos de luz do sensor foi encaixado em frente à objetiva usando porta filtros (Holder).

Ao acoplar um forte filtro ND 10-stop à objetiva, é possível reduzir muito a luz e usar uma velocidade de 6s, o que transforma a água em uma superfície sedosa.

5. Ajustes de câmera ajuste a DSLR para o modo temporizador para prevenir que a câmera trema quando pressionar o botão disparador. Agora, alterne para o modo prioridade de Abertura (ou Av/A na maioria das DSLRs). Ajuste um número f/ alto, f/16, por exemplo, antes de checar se o ISO está ajustado no valor mais baixo; nesse caso ISO 100. Agora confira a velocidade – se estiver em 1s ou mais está bom.

6. Fotografe e avalie clique, espere terminar a exposição e avalie a imagem no monitor LCD, dando zoom para checar se as partes que se movem estão suaves. Se preferir aumentar o borrão, use uma exposição mais longa, ajustando a abertura para f/22 e tente novamente.


Se a velocidade não for suficiente, será preciso usar um filtro ND mais forte ou esperar a luz do dia diminuir.


Avaliar as imagens após clicá-las dará uma boa ideia se a exposição esta longa o bastante para borrar a água.


COMO FUNCIONAM OS FILTROS ND


Os filtros de densidade neutra (ND, em inglês) vêm em diferentes graduações e tamanhos para acoplarem a diferentes objetivas.


Eles podem ser rosqueados na lente da objetiva posicionada e frente à objetiva, usando um porta filtro. Antes de comprá-lo, decida a graduação (se é mais ou menos escuro, medido em pontos ou “stops”) de acordo as suas necessidades e confira se confere com o diâmetro de sua objetiva.


Para cada ponto de graduação ele irá reduzir luz suficiente para dobrar a duração de velocidade da mesma câmera sem filtro.


Assim, por exemplo, 1-stop ND altera a velocidade do obturador de 1/60s para 1/30s, portanto, um 3-stop ND muda a velocidade de 1/60s para 1/8s.


Os filtros ND que reduzem 1,2 ou 3 pontos de luz são úteis, principalmente quando a luz não é muito forte, portanto, para reduzir a iluminação maiores, precisará de filtros mais potentes.


Nessa imagem foi usado um filtro ND de 10-stop. Esse tipo de ND é tão escuro que você mal vê qualquer coisa quando olha através dele. No entanto, não são baratos (prepare-se para pagar entre R$ 250,00 a R$ 400 por um 10-stop, 77 mm, de alta qualidade).


Esse tipo de filtro é essencial para fotógrafos de paisagens ou para quem queira criar movimentos borrados à luz do dia. É um acessório excelente para ter na sua mochila.


Aproveite para rever mais técnicas sobre fotografia nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus – Focus Escola de Fotografia


Hashtags:


Metatags:


Filtros ND, cenas, longa duração, filtros, densidade neutra, DSLR, objetivas, tripé, fotos, suavidade, forma criativa, sensação, cenas urbanas, borrar movimento, enio leite blog, enio leite fotografia, cursos de fotografia, aulas de fotografia, escolas de fotografia, fotografia publicitária, fotografia de moda, focus escola de fotografia, aula de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia EAD, escola focus, cursos de fotografia a distância, curso de fotografia online, aula de fotografia, focus fotografia

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page