top of page

COMPOSIÇÃO E CONTEXTO

escolafocus

Fotografia tem tudo a ver com as escolhas: para o que olhar, quando apertar o botão, onde ficar, e no final das contas, quem fotografar.


As decisões influenciam umas às outras e também você, pois a derradeira decisão que você toma tem a ver com quem quer ser como quer que seu trabalho seja visto.


A obra que você cria é um reflexo direto daquilo que você é.

Nós somos soldados por nossas experiências; as pessoas e coisas que fotografamos nos causam mudanças fundamentais – e essa é a parte emocionante.


O quadro é um conceito básico em todas as artes, mas é um dos principais na fotografia.


COMPOSIÇÃO E ENQUADRAMENTO


A maioria das artes, pintura e desenho em particular, usa o quadro como área de encenação; elementos gráficos (linha forma, cor) são trazidos ao palco pelo artista. Pinturas são criadas “de dentro de fora” no quadro.


A escala do quadro é determinada pelo artista antes de o trabalhador ser criado, antecipando os elementos que nele estarão contidos.


Na teoria da fotografia, a área que o campo de visão da câmera enxerga é às vezes, chamado de “quadro limite”, a fim de diferenciá-lo do quadro como objetivo. A fotografia usa o quadro-limite como uma ferramenta de edição.


O fotógrafo usa a câmera para selecionar e editar elementos de uma cena maior, ou com “laço” (tenho minha autoria) para cercar elementos discrepantes, criando evidências ou conexões que não ficam aparentes sem as escolhas do fotógrafo. Logicamente, os fotógrafos também podem decidir por levar objetos para o quadro, mas isso ainda está de acordo com o conceito de seleção edição.


A escala das fotos está rapidamente se tornando uma “escala virtual”, pois a mesma fotografia pode ser vista em muitas variantes diferentes – impressões de exposição, apresentação em tela para web, impressões de portfólio e por aí vai.


Na verdade, uma boa aposta dizer que, provavelmente, nenhuma das fotografias deste livro foi criada por ser visualizada nos tamanhos que foram aqui reproduzidos. Às vezes, a escala parece irrelevante na fotografia, até que você vê uma épica impressão de Andreas Gursky ou Richard Misrach em uma galeria ou site.


A arte em geral, e a fotografia em particular, usa uma variedade de dispositivos de composição par criar interesse visual dentro do quadro. É bom estar ciente desses dispositivos, mas devemos sempre lembrar que, embora boas fotografias sejam geralmente bem compostas, isso é mais ou menos como dizer que um bom texto.


Apenas a boa composição não pode melhorar uma foto banal ou sem sentido. Por outro lado, algumas das mais fortes imagens na história da mídia não seguem nenhuma das regras clássicas de composição.


A composição é simplesmente uma ferramenta a nosso dispor, não uma realização.


Hashtags:


Metatags:

composição, contexto, fotografia, olhar, fotografar, decisões, trabalho, obra, reflexo, mudanças, enio leite blog, enio leite fotografia, cursos de fotografia, escolas de fotografia, fotografia publicitária, fotografia de moda, focus escola de fotografia, aula de fotografia, cursos de fotografia sp, escola focus, cursos de fotografia a distância, aula de fotografia, enio leite



8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page