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CONHEÇA OS PICOS NO HISTOGRAMA!

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Se o pico estiver a esquerda do centro, o quadro está subexposto e você terá que reduzir a exposição ajustando o ISO para 1/3 ou ½ stop mais alto (ou seja, E.I. 500 ou E.I 620). Uma vez que o pico estiver no meio do histograma, você terá uma exposição perfeita para essa iluminação em particular.


Então, como se aplica o que você acaba de aprender? Se você repetir esse teste em diferentes índices de sensibilidade e sob diferentes condições de iluminação, deverá encontrar um fator confiável.


Ou você poderá descobrir que seu fotômetro está perfeitamente exato. Se, contudo, descobrir que seu fotômetro está consistentemente subexposto quadros por 1/3 stop, você pode ajustar a compensação de exposição da câmera por 1/3 stop. Se, por outro lado, seu fotômetro estiver consistentemente superexposto por 1/3 stop, você pode selecionar -1/3 stop de compensação de exposição ou ajustar seu ISO de acordo.


Faça a mesma série de testes utilizando seu fotômetro manual em luz incidente para assegurar de que os fotômetros de suas câmeras estão precisamente calibrados.


Entenda que as câmeras DSLR não gravam a luz de maneira uniforme de uma ponta a outra do histograma. Efetivamente a maior parte dos dados é gravado em um terço do histograma, mais para o lado direito.


Esta é a área que representa a maior parte de onde a luz efetivamente está, enquanto o lado esquerdo representa os tons mais escuros. E como a escuridão é basicamente a ausência de luz, esta parte do histograma simplesmente não tem muito o que fazer.


O ruído aparece nas áreas de sombra onde não há luz suficiente chegando ao sensor. Como há pouca, ou mesmo nenhuma, informação para a câmera trabalhar nestas áreas mais escuras, ela resolve inventar algo.


Não importa que ISO você use, sempre haverá ruído digital nas áreas de sombra, mas esse ruído pode se tornar cada vez mais pronunciado à medida que aumentamos o ISO.


Em toda exposição com ruído digital, provavelmente há áreas em que há luz suficiente chegando ao sensor, e essas áreas possuem bem menos ruído digital – se houver algum. Nas áreas claras, a câmera tem informações suficientes para saber como lidar com a cor e a luz e não precisa inventar nada. A não ser que as áreas de branco estejam estouradas.


Nesse caso, efetue o backeting na sua imagem, variando 1/3 de ponto no ISO, conforme recomendamos acima. Caso sua câmera não disponha de terços de ponto no ISO, varie esses terços na abertura ou velocidade.

Extraído do:

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