![](https://static.wixstatic.com/media/7562e8_e8e9f20dbf2e456389416460f90c793d~mv2.png/v1/fill/w_758,h_496,al_c,q_90,enc_auto/7562e8_e8e9f20dbf2e456389416460f90c793d~mv2.png)
A fotografia digital apresenta uma vantagem inegável de trabalho em relação aos processos tradicionais.
Todos nós queremos, a todo o momento, melhorar a imagem. Entretanto, é preciso estar consciente para não misturar os conceitos de manipulação.
Quando estamos no laboratório fotográfico realizando uma ampliação, é possível experimentar a imagem com diferentes graus de papel, exposição seletiva, etc.
É possível alterar o enquadramento inicial, modificando algum dado na impressão, com o propósito de se obter uma imagem final melhor.
A imagem digital permite-nos a possibilidade de tratamento da imagem, de uma maneira mais fácil, mais rápida e com menores custos. Aqui reside a principal vantagem desse sistema, e caso o fotógrafo faça essa escolha, o controle final passa totalmente
para as suas mãos.
A facilidade na sua captura, visualização instantânea, aliadas à possibilidade de tratamento e manipulação, faz com que essa nova forma de conceber a fotografia seja diferente da tradicional e revolucione, instantaneamente, o conceito da fotografia contemporânea e abrindo novos mercados, novos produtos e propósitos.
“Mesmo assim, não sou bom em tudo”
Os fotógrafos mais bem-sucedidos que conheci, convivi ou estudei tinham um ponto de vista distinto. Como resultado, seus trabalhos eram únicos e reconhecíveis.
Henri Cartier-Bresson, utilizando de uma simples técnica, denominada “Regra Sunny 16” , conseguiu captar a alma de cada cena e de cada indivíduo que fotografou, sem abrir mão da linguagem que criou.
Esse nível de coesão é o que separa os grandes criadores de imagens das várias pessoas que apenas fotografam.
Também é isso que faz de você uma entidade comercializável no mercado profissional altamente competitivo. Eu decidi me concentrar em um estilo particular muito cedo.
Esse estilo, de fato, evoluiu, tomou novos rumos, mas existe uma linha de coesão, de modo que quando você olha meu portfólio, percebe que ele veio de uma única mão.
Essa coesão colocou-me em um nicho de mercado. Não sou bom em tudo, mas procuro ser bom naquilo que faço! E é isso que passo aos meus alunos. E acredito que isto é o que importa.
Extraído do:
Novo Livro Didático Fotografia Digital. Aprendendo a Fotografar com Qualidade. Autor: Prof. Dr. Enio Leite, na Amazon!
Comments