![](https://static.wixstatic.com/media/7562e8_adb7e66f490c4f75bec6ed1f12c6f2c8~mv2.png/v1/fill/w_670,h_530,al_c,q_85,enc_auto/7562e8_adb7e66f490c4f75bec6ed1f12c6f2c8~mv2.png)
Se estiver realmente comprometido com a fotografia em IR, o próximo passo será investir em uma câmera exclusiva com IR. Uma câmera que capte apenas a luz IR em uma cena lhe confere muito mais flexibilidade e velocidade no momento de fotografar. Você não tem de preocupar-se com o filtro, e nem tem a menor necessidade de usar um tripé.
Uma câmera exclusiva com IR consiste em uma ferramenta incomum. Os sensores digitais detectam mais comprimentos de onda de luz que os olhos humanos podem enxergar, de modo que as câmeras comuns possuem um filtro que corta os comprimentos de ondas IR.
Para criar uma câmera digital exclusiva com IR, esse filtro é retirado, sendo colocado diante do sensor um outro, que só permite a entrada de luz IR. Uma forma típica de conversão compreende na remoção do filtro anti-IR (hot-mirror) e a instalação de um filtro passa-banda (long-pass) de 720 mm.
Também possível dispor da sua própria câmera, convertida apenas para IR. Se você já dispuser de uma câmera digital mais antiga, que utilize raramente, ou apenas como um backup, cogite a possibilidade de convertê-la em uma câmera exclusiva com IR. Trata-se de uma forma de economizar um pouco e de utilizar uma antiga câmera de modo criativo, em vez de deixá-lo acumular poeira.
Se estiver cogitando adquirir uma câmera digital convertida para IR, certifique-se de que comprará uma que funcione com os acessórios e lentes de que já disponha. Câmeras digitais compactas convertidas para captar luz IR tão somente para as suas imagens em preto e branco.
Trata-se de uma forma de obter a velocidade e a flexibilidade de uma câmera exclusiva com IR, mas a um preço mais modesto. Isso também sinaliza a possibilidade de manter uma câmera digital com IR ao seu lado, ou na sua bolsa, com muito mais frequência. A acessibilidade fará com que você a utilize mais.
Se contar com uma profissional para converter a sua câmera para IR, ele irá muito provavelmente ajustar o sistema de autofoco, pois as ondas de luz IR focam em uma distância que é ligeiramente diferente do espectro de luz visível. Isso pode fazer com que as suas imagens pareçam um pouco mais difusas no visor e com que o uso do foco manual se torne um desafio.
DICA
A conversão de uma câmera em uma câmera exclusiva com IR não é algo a ser feito por conta própria. Certifique-se quanto à realização da sua conversão ou compre a sua câmera convertida para IR junto a uma empresa de boa reputação verifique reviews em diferentes fóruns online sobre fotografia em preto e branco, muitos dos quais possuem painéis específicos sobre IR.
Aproveite para rever mais técnicas sobre fotografia nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus – Focus Escola de Fotografia.
Hashtags:
#CâmerasInfravermelho #FotografiaIR #cena #flexibilidade #velocidade #momento #fotografar #filtro #tripé #escolafocus #focusEAD #enioleiteblog #focusescoladefotografia #focusfotografia #alunosfotografia #cursosfotografia #escolasfotografia #aulasfotografia #enioleite #enio #leite #cursosdefotografia #fotografiaprofissional #focus #escola #de #fotografia
Metatags:
Câmeras Infravermelho, fotografia, IR, cena, flexibilidade, velocidade, momento, fotografar, filtro, tripé, enio leite blog, enio leite fotografia, cursos de fotografia, escolas de fotografia, fotografia publicitária, fotografia de moda, focus escola de fotografia, aula de fotografia, cursos de fotografia sp, escola focus, cursos de fotografia a distância, aula de fotografia, enio leite
Comments