![](https://static.wixstatic.com/media/7562e8_f2a4dd0a60b140f29dc7c4e232236c95~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_610,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/7562e8_f2a4dd0a60b140f29dc7c4e232236c95~mv2.jpg)
Felizmente, essa dica contribuirá para sua própria jornada em definir uma visão pessoal. Eu sugiro que você processe minhas dicas e técnicas e então determine como elas se aplicam melhor a você.
Se você e eu fotografamos a mesma coisa com o mesmo equipamento e configurações básicas, devemos, de modo ideal, obter diferentes resultados, porque cada um de nós, dentro de nossa experiência emocional, cultural e intelectual, enxerga o mundo de forma diferente.
Vemos e enxergamos a luz de forma diferente e somos cativados por elementos diferentes de uma composição. Essas diferenças são boas e é por isto que a fotografia é uma forma de arte tão fascinante.
Uma vez perguntaram ao mestre Ansel Adams qual era a sua câmera. Ele apenas respondeu: “Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos".
A Fotografia também é um meio de divulgar cultura e produzir conhecimento. A obra do fotógrafo não necessita de discursos e, menos ainda, das justificativas de seu autor. Ela antes de tudo, informa, fala por si mesma...
Ela é autossuficiente.... É coesa, objetiva, bem lapidada.... Esteticamente perfeita... Dispensa, aliás, tais adjetivos ou outras atribuições. Arte e fotografia andam juntas. Estão em plena cumplicidade.
Por mais que se queira apreender a realidade em toda a sua amplitude, qualquer tentativa técnica é parcial, mesmo porque cada um de nós a concebe e interpreta de modos distintos. E tudo aquilo que não é real ou análogo, passa a estar a serviço das mitologias, das manifestações imaginárias, culturais ou artísticas contemporâneas.
Originariamente, a preponderância absoluta do valor de culto renascentista, fizera da obra de arte, sobretudo um instrumento mágico, restrito às elites de cada época. Muitos séculos depois, até certo ponto, ela seria reconhecida como tal. Na modernidade, a preponderância absoluta de seu valor expositivo lhe empresta funções inteiramente novas. Entre as quais pode ocorrer que aquela da qual temos consciência - a função artística - apareça depois como acessória, meros produtos gerados pela indústria cultural, com o propósito de democratização do saber, já que a fotografia, e mais ainda o cinema, desde o seu que advento, são claros testemunhos nesta vertente.
Deve-se, contudo, ponderar toda a produção artística, cultural, intelectual ou mesmo cientifica, sempre se apresentou, de algum modo, antagônica. Ora, em sintonia com os interesses econômicos e políticos de seu respectivo momento histórico, ou como instrumento de contestação e superação da ordem social imposta.
Portanto, a imagem fotográfica não é, a princípio, uma forma de arte. Como linguagem, ela é o meio pelo qual a obra de arte é realizada.
Extraído do:
Novo Livro Didático - Fotografia Digital. Aprendendo a Fotografar com Qualidade. Autor: Prof. Dr. Enio Leite, na Amazon! Veja +:
Comments