Nem só a perspectiva cria uma sensação de profundidade na fotografia. Há uma maneira mais fácil de fornecer indícios sobre a falta da terceira dimensão por meio do conteúdo compositivo.
A profundidade somente se torna aparente numa fotografia se os objetos estiverem colocados em distâncias diferentes dentro de um determinado enquadramento.
Como uma boa história, além do primeiro plano, sua fotografia deve ter um plano intermediário e um plano de fundo.
Caso a foto seja feita só do plano de fundo, ou se incluir apenas pessoas nas distancias intermediarias do foco de sua lente, haverá pouca profundidade visual. Incluindo elementos em duas ou, de preferência, três áreas, você criará uma representação mais realista, com maior interação dos elementos.
Assim, a regra é: se quiser evitar uma foto de aparência plana e chapada, disponha seu assunto de modo a incluir vários elementos em distancias diferentes em relação à sua câmera. Isso é fundamental para a tridimensionalidade da sua imagem. Faça com sua fotografia sugira movimento!
Extraído do:
Novo Livro Didático - Fotografia Digital. Aprendendo a Fotografar com Qualidade. Autor: Prof. Dr. Enio Leite, na Amazon!
Comments