![](https://static.wixstatic.com/media/7562e8_7d4481ddba294813b0b49a77a19c5765~mv2.png/v1/fill/w_771,h_461,al_c,q_85,enc_auto/7562e8_7d4481ddba294813b0b49a77a19c5765~mv2.png)
Agora que você conhece como os tipos de luz interagem com a cena, é hora de enfrentar o mundo real – o qual raramente é iluminado por uma fonte de luz única e uniforme.
Muitos espaços refletem a luz de várias fontes diferentes, todas com características e temperaturas de cor próprias.
Em geral, há três abordagens para lidar com a iluminação mista; a mais fácil consiste em ajustar sua câmera para o equilíbrio de branco automático e deixa-la decidir uma temperatura de cor media para a cena.
Dependendo da diversidade das fontes de luz, isso pode funcionar muito bem – os tons de cinza e os brancos podem ficar um pouco distorcidos, mas nenhuma cor será desconsiderada. Você também pode optar por configurara o equilíbrio de branco para uma fonte de luz em particular, deixando todas as outras cores se ajustarem a partir dela.
Essa pode ser uma boa estratégia, se uma fonte de luz de for dominante, e caso as cores imprecisas não causarem muita distração.
A última e melhor opção para fazer a correção de cor de iluminação mista é ajustar cada fonte de luz separadamente, o que só pode ser feito na pós-produção.
Aqui, há algumas abordagens diferentes, mas a mais eficiente é usar a ferramenta Replace Color/Substituir cor no Photoshop: Image > Adjustments > Replace Color.../Imagem > Ajustes > Substituir Cor... Ela permite isolar uma cor específica e mudar seu matiz, sua saturação e sua luminosidade, de forma independente em relação às outras cores, harmonizando-a com resto da cena.
LUZES DA CIDADE
As luzes da cidade podem ser consideradas o estilo definitivo de iluminação mista. As lâmpadas de vapor agora são uma opção comum para iluminar áreas municipais, exigindo um diagnóstico habilidoso sobre qual variedade está sendo utilizada.
Além disso, uma rua com estabelecimentos comerciais uma ao lado do outro geralmente irradia uma linha de luzes de tungstênio vindas das fachadas, enquanto o neon é massivamente utilizado em certos lugares.
ESPAÇOS COMERCIAIS
A luz em lojas, shopping centers e outros prédios comerciais é meticulosamente projetada para encorajar os consumidores a se demoram, para persuadi-los a se moverem mais rapidamente ou para traçar um percurso específico ao longo do espaço de compras.
Assim, a tendência atual é utilizar uma mescla de iluminação incandescente, de descarga de vapor e fluorescente para obter efeitos almejados, e isso deve ser levado em conta pelo fotógrafo.
Felizmente, o esforço investido no projeto de iluminação tem como recompensa uma cena bem composta e cuidadosamente equilibrada, que em geral é simples de fotografar.
De fato, as lojas e galerias mais requintadas fazem altos investimentos para garantir que o ambiente seja compatível com seus sofisticados produtos e serviços, proporcionando assuntos exuberantes para fotógrafo.
Comments