top of page

ESTILO BÁSICO DE ILUMINAÇÃO

escolafocus

Qualquer que seja o estilo, a iluminação da fotografia de produto deve ser no mínimo eficiente.


Mais ainda do que nos retratos de estúdio, a iluminação é fundamental para se obter uma boa fotografia de produto.


Quando se trata de uma pessoa, a forma bastante regular de uma cabeça e do corpo, e a necessidade de apresentar uma expressão facial reconhecível, impõe limites ao estilo de iluminação.


Mas no caso da fotografia de produto, existem muitos estilos diferentes, e as modas mudam constantemente. Qualquer que seja o estilo, porém, a iluminação da fotografia de produto deve ser eficiente.


Deve revelar claramente todos os aspectos importantes do objeto, a forma, a textura um registro exato, é muito possível que a eficiência da iluminação seja o único elemento em conta.


Mas quando há outros aspectos mais interessantes a considerar, como o ambiente e a impressão da fotografia, a eficiência pode ficar comprometida.


Para a maioria dos objetos das fotografias de produto, a iluminação deve ser um pouco difusa, suficiente pelos menos para anular as sombras densas dos bordos duros causados por uma lâmpada nua, que tendem a confundir o aspecto de quase todos os objetos.


No entanto, a difusão extrema apresenta a forma do objeto com pouca precisão, visto que faz sempre falta um certo contraste de luz e sombra para marcar o contorno.


Na prática, isto não constitui um problema, já que é fácil obter no estúdio o tipo de luz envolvente que produz este efeito exterior.


A solução habitual de compromisso para a iluminação “direta” de uma fotografia de produto consiste numa lâmpada principal com luz difusa através de uma folha de material cuja superfície seja um pouco maior do que a do objeto.


Uma só luz principal é simples e prática, e produz um efeito claro, nada complicado, semelhante à luz natural, quer provenha do sol, quando é exterior, quer de uma janela.


O tamanho relativo da luz em comparação com o objeto determina o grau de difusão: pode aumentar, portanto, aumentando a superfície da luz, aproximando-a, ou fotografando um objeto pequeno a menor distancia.


A iluminação da parte superior pode considerar-se normal e tradicional, e é, pois, muito comum.


A iluminação difusa superior sobre um fundo sem horizonte, se se colocar muito baixa e para diante, como figura no esquema, produz um bom feito progressivo, que cria e aumenta as sombras para trás e para cima.


Se a câmera DSLR estiver a baixa altura, isto produz uma boa combinação tonal com o aspecto dos objetos colocados sobre a superfície.


Mas a melhor direção e posição para a luz depende da forma e das características do objeto. Para iluminar de forma homogênea uma garrafa apoiada na base, é mais simples dirigir a luz na horizontal do que na vertical.


Aproveite para rever suas fotos de estúdio, seus apontamentos e o material didático dos cursos de fotografia profissionalizantes da Escola Focus.


Hashtags:


Metatags:

estilo, iluminação, fotografia, produto, pessoa, Expressão Facial, cabeça, corpo, objeto, forma, textura, enio leite blog, enio leite fotografia, cursos de fotografia, escolas de fotografia, fotografia publicitária, fotografia de moda, focus escola de fotografia, aula de fotografia, cursos de fotografia sp, escola focus, cursos de fotografia a distância, aula de fotografia, enio leite


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page