top of page

ESTILO FOTOGRÁFICO

escolafocus


Quando ouvimos fotógrafos falarem sobre “estilo”, isso soa bem superficial, como se fosse algo decorativo que jogamos em cima do “conteúdo”. Foto: Sebastião Salgado, poço de petróleo em chamas, Kuwait, 1991, com filtro polarizador.


Muitas vezes, o estilo é considerado um “visual” baseado na técnica fotográfica, com o uso de filtros de foco suave, HDR ou outros mecanismos fotográficos.


DESENVOLVENDO O SEU PRÓPRIO ESTILO


Há mais de vinte anos atrás, era moda processar cromos como negativo (processamento cruzado) e depois imprimir as fotos com as cores tortas que saiam como resultado. O visual era legal; procure algumas velhas edições da Rolling Stones americana e você verá centenas de exemplos.


O equivalente moderno é o uso exagerado do HDR. Essas são técnicas, que não devem ser confundidas com estilo, pois, quando todo mundo pode usar as mesmas técnicas para criar um estilo, então todos se tornam intercambiáveis.


Na realidade, essa é uma antítese do estilo. Basear seu trabalho em uma técnica é perigoso, pois qualquer fotógrafo razoavelmente competente pode imitar e dominar uma técnica facilmente.


Basear seu estilo na técnica faz de você um especialista em vez de um profissional criativo. Técnicas estilosas são modismos que têm tudo para fazer com que a carreira brilhe repentinamente e morra rapidamente e morra rapidamente.


Porque razão muitos fotógrafos mais velhos estão fechando seus estúdios? Certamente não pode ser só porque não conseguiram fotografar digitalmente (embora esse possa ser o caso para alguns deles). Irving Penn, Richard Avedon e muitos outros tiveram carreiras brilhantes que fizeram a transição para a era digital sem maiores problemas.


Eles não se tornaram irrelevantes por causa das imagens digitais, assim como grandes escritores não se tornaram irrelevantes por conta de programas de processamento de texto. A maneira única de ver e interpretar deles não pode ser limitada, embora milhares tenham tentado.


A bem da verdade, Penn e Avedon usam técnicas fáceis de imitar (o que pode ser mais simples do que um plano de fundo branco?). No entanto, a visão única deles a habilidade de interpretar e apresentar os assuntos eram inimitáveis. Foi isso o que fez com que eles fossem relevantes e vitais até seus últimos dias.


Estilo está relacionado com a qualidade única da voz de alguém ou como modo de expressão. Quando aplicamos essa descrição mais exata à fotografia, a palavra “estilo” assume um significado mais complexo, pois reflete uma interpretação única e exclusiva do objeto ou da pessoa que o fotógrafo está descrevendo.


Muito daquilo a que nos referimos como “estilo” é, na verdade, uma interpretação da realidade construída de forma consistente, pois é apresentada por meio do trabalho de um determinado artista. Esse é um conceito muito maior do que a técnica vai ao âmago de quem você é como artista, daquilo que acredita ser a realidade de como você define sua existência. Estilo é uma questão importante.


Então, o que é estilo?


Tudo começa com interesse pelo assunto. Fotógrafos de sucesso têm um profundo interesse naquilo que fotografam. São especialistas em suas áreas.


Grandes fotógrafos de moda não são apenas pessoas que tiram fotos de mulheres lindas: eles são estudantes de moda, seguem as tendências, mantêm o ouvido atento ao ritmo da cultura popular. Podem ver a diferença entre um vestido de grife e uma imitação barata a um quarteirão de distância.


O processo se inicia com muito, muito interesse naquilo que você está fotografando; é isso que vai fazer com que você leve uma pequena perspectiva única, perícia e discernimento de verdade a seu assunto.


Escritores não são definidos por sua habilidade em soletrar ou pontuar. O progresso e a qualidade de seus pensamentos é o que define. Técnicas e ferramentas não definem fotógrafos. Somos definidos pela maneira como a qual escolhemos nos mover pelo mundo e descrever e interpretar as coisas que vemos.


Então, o que faz uma “boa” fotografia? Para alguns, uma boa fotografia tem a ver com claridade:


“Não há nada mais misterioso do que um fato claramente descrito”. Garry Winogrand.


Para alguns, tem tudo a ver com ambiguidade:

“A fotografia mexe de forma exótica com as aparências, mas nada é aquilo que parece ser”. Duane Michals.


A maneira com que definimos simples palavras (boa, fotografia, estilo, tempo, luz, arte, vida) influencia a maneira com a qual fazemos nossas fotografias.


Aproveite para rever mais técnicas sobre fotografia nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus – Focus Escola de Fotografia.


Hashtags:


Metatags:


estilo fotográfico, decorativo, conteúdo, Sebastião Salgado, técnica fotográfica, visual, Rolling Stones, Irving Penn, Richard Avedon, fotógrafo, profissional criativo, estúdios, modismos, enio leite blog, enio leite fotografia, cursos de fotografia, aulas de fotografia, escolas de fotografia, fotografia publicitária, fotografia de moda, focus escola de fotografia, cursos de fotografia sp, escola focus, cursos de fotografia a distância, curso de fotografia online, aula de fotografia, enio leite

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page