top of page

ESTUDANDO O HISTOGRAMA

escolafocus

Basicamente, um histograma é uma dimensão de duas apresentações da imagem em forma de gráfico.


Para cada foto que fizer, haverá dois histogramas com os quais você deve se importar: o brilho e as cores.


A luminosidade, ou brilho, é mais valioso ao avaliar as suas exposições.


Raramente uso o histograma da cor, embora possa ser útil para determinar se a gradação das cores vermelha, verde e azul é utilizada para cortes (ou perda de dados) quando precisar pesquisar informações mais detalhadas sobre as cores. Por razões práticas, o brilho do histograma é a melhor ferramenta para determinar uma exposição global da imagem.


Quando você olha para uma imagem, pode ser difícil determinar a sua extensão de tons sem observar o histograma.


Nesse caso, o histograma mostra uma extensão de tons com um amplo pico no meio que se extingue uma vez que atinge as bordas. Esse histograma informa que estamos capturando a maioria da extensão de tons de cortes nas sombras ou nos pontos altos, o que é bom. Contudo, não há dois histogramas iguais.


E se fixando em um perfeito histograma, você pode perder oportunidades. Em vez disso, use-o como uma ferramenta para avaliar as suas imagens para um objetivo criativo.


Um histograma que possui um pico variando até o lado mais à esquerda ou à direita do gráfico significa que você provavelmente cortará alguns detalhes da sua imagem. Na verdade, você tentará gravar as medidas que são muito escuras ou muito claras para o seu sensor registrá-las com precisão.


Isso normalmente é indício de uma imagem sub ou superexposta, o que significa que você perderá detalhes da sua imagem.


A pergunta, claro, é se esses detalhes perdidos são aceitáveis ou intencionais. Se estiver fotografando uma cena em que o sol se encontrará na moldura, você pode esperar obter muitos cortes, porque o sol é muito claro, o que não permite que se capturem muitos detalhes.


Da mesma maneira, se você estiver fotografando algo que possui muitos tons de preto – imagine um carvão e uma mina à noite – certamente haverá tons pretos sem detalhes em sua foto. O principal objetivo é assegurar que você não esteja cortando nenhuma informação visual importante, e isso pode ser evitado observando o histograma.


Observando o Seu Histograma


Os dias mais claros pode fazer a visualização de uma imagem no seu visor de LCD se tornar muito difícil por causa do brilho intenso. Recomendo transformar a visualização do histograma da sua câmera ao lado da sua pré-visualização, de forma que você obtenha uma rápida referência gráfica para confirmar sua exposição.


Hashtags:

 

Metatags:

histograma, dimensão, imagem, gráfico, brilho, cores, exposições, tons, sombras, enio leite blog, enio leite fotografia, cursos de fotografia, escolas de fotografia, fotografia publicitária, fotografia de moda, focus escola de fotografia, aula de fotografia, cursos de fotografia sp, escola focus, cursos de fotografia a distância, aula de fotografia, enioleite

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page