top of page

FOTOGRAFANDO PAISAGENS

escolafocus

Foto de Ansel Adams: Grand Teton, Snake River, Wyoming, 1942.


A fotografia de paisagens é, ao mesmo tempo, um dos temas mais simples e mais difíceis de abordar.


É simples, porque as paisagens são muito conhecidas e estão ao nosso alcance; estão à nossa volta, e nos nossos dias a maioria dos cenários mais evidentes são atrações turísticas catalogadas, com pontos de vista estabelecidos.


Além disso, as paisagens são permanentes; não se deslocam, de modo que só é preciso chegar até elas com qualquer tipo de câmera. Por último, as fotografias mais fáceis não apresentam grandes dificuldades técnicas.


Contudo, há uma apreciável diferença entre as imagens vulgares “de cartão postal” e as fotografias mais criativas de paisagens. Muitas fotografias efetuadas ao acaso de lugares interessantes que despertam o interesse dos fotógrafos, acabam por desiludi-los, porque não conseguiram captar a essência da cena. Isto é assim precisamente por as paisagens serem temas tão familiares e acessíveis.


Muitos fotógrafos não se esforçam demasiando na fotografia, apesar ser necessária considerável sensibilidade técnica e criativa para sair da vulgaridade. Um exemplo que confirma isso são as belíssimas fotos em preto e branco do mestre norte-americano Ansel Adams.


O primeiro problema fundamental é que a maioria das pessoas tem uma reação intuitiva perante a cena, e não é capaz de determinar exatamente quais são os elementos atraentes; têm uma impressão global, de que talvez o elemento visual não seja mais do que uma parte.

O vento, os sons, os aromas, a relação entre montanhas distantes e rochas próximas; todas estas coisas constituem a paisagem, mas ao fotografo compete isolar as mais importantes, de qualquer modo, transmiti-las de forma puramente visual.


A fotografia instantânea, obtida nos modos automáticos de sua DSLR, é um conceito que aqui falha por completo. Além de qualquer outro defeito, talvez inclua demasiadas coisas dentro do enquadramento, produzindo uma cena confusa, ou provavelmente excluirá elementos que, com um pouco de reflexão, talvez se considerassem essenciais. Portanto, atenção aos princípios compositivos.


Se você se interessa por esse assunto, lembre-se das referências dos mestres da fotografia discutidas em sala de aula e aproveite para rever seu material didático, ok?


Hashtags:



Metatags:

Fotografia de paisagens, cenários, mestres fotografia, pontos de vista, dificuldades técnicas, Ansel Adams, elemento visual, princípios compositivos, contraste fotografia, enio leite blog, enio leite fotografia, cursos de fotografia, escolas de fotografia, fotografia publicitária, fotografia de moda, focus escola de fotografia, aula de fotografia, cursos de fotografia sp, escola focus, cursos de fotografia a distância, aula de fotografia, enio leite


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page