top of page

FOTOGRAFIA DE ESPORTES

escolafocus

A fotografia de esportes já superou quase todas as barreiras técnicas.


Complexas ações de frações de segundo podem ser congeladas a cada momento e analisadas em detalhes.


Partes longínquas do campo estão dentro do alcance das teleobjetivas e a baixa iluminação não aterroriza os sensores modernos. Hoje, o grande desafio é surpreender.


O público em geral costuma se deslumbrar com imagens de esportistas, graças às redes de  televisão, que usam câmeras com lentes teleobjetivas enormes, remotamente controladas e robotizadas.


Contudo, uma grande vantagem que a fotografia tem sobre a televisão é que podemos admirar o perfeito equilíbrio de uma ginasta ou a musculatura de um atleta em detalhes e calmamente.


Essa expectativa – de que uma imagem irá conseguir um ponto de vista empolgante e revelar detalhes – cria um desafio duplo.


Assim como em outros gêneros de fotografia, tais como de natureza, uma paixão autêntica pelo tema e um bom conhecimento técnico são grandes vantagens.


Muito do que acontece no esporte é totalmente regulamentado e sujeito a normas que tornam improvável você se expor a algo completamente imprevisível.


No entanto, é desnecessário dizer que, como fotógrafo, é preciso sempre estar preparado para o inesperado como uma queda numa pista de atletismo, uma vitória no último segundo, ou uma rajada de vento que rasga uma vela.


É assim que se capta a paixão do esporte, os momentos de intensa concentração, esforços incríveis, desilusão e euforia total. O esporte é, afinal, um esforço predominantemente humano.


Além disso, o fotógrafo de esportes precisa ser resistente. Pode ser cansativo trabalhar esperando um evento esportivo começar e acompanhá-lo – às vezes por horas – até a sua conclusão.


E exige concentração manter o dedo no cabo disparador para captar o momento crucial, que pode ocorrer sem aviso prévio e acabar em uma fração de segundo. Também é preciso ter força, pois as modernas lentes super teleobjetivas e as câmeras são extremamente pesadas.


Carregá-las do carro até o estádio é a parte fácil. É preciso fazer micro ajustes para mirar as teleobjetivas o que significa manusear mais de 6kg com a delicadeza de um pincel. Isto exige força e técnica.


Mas, você é fã de esportes, a recompensa é incrível: passará seu dia de trabalho no ambiente que gosta, e como a foto de esporte é popular, estará em posição invejável.


Hashtags:

 

Metatags:

Fotografia De Esportes, teleobjetivas, iluminação, sensores, desafio, esportistas, televisão,  enio leite blog, enio leite fotografia, cursos de fotografia,  escolas de fotografia, fotografia publicitária, fotografia de moda, focus escola de fotografia, aula de fotografia, cursos de fotografia sp, escola focus, cursos de fotografia a distância, aula de fotografia, enioleite

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page