top of page

FOTOGRAFIA E PROCESSOS CRIATIVOS

escolafocus


Acredito que há três questões muito simples, mas fundamentais, que se aplicam à evolução de nossos processos criativos individuais


1. O que estamos buscando alcançar, pessoalmente, no nosso trabalho? Se nós mesmos não temos uma ideia clara do que queremos alcançar, é de se duvidar que estejamos indo para o progresso de uma forma coerente. É evidente que de acordo com cada fotógrafo a noção do que queremos alcançar pode ser mais inerente com a consideração conceitual intangível, que com considerações de conteúdo concreto ou código composicional.


2. O quão perto chegamos de alcançar o que nos propusemos e por que não conseguimos mais? Esta etapa exige de cada um de nós um olhar prolongado e difícil sobre o quê e como fazemos. Precisamos ser brutalmente honestos sobre nossas falhas. Não há vetor mais importante de progresso o ato de falhar e começar de novo. Isso testemunha a verdadeira assunção de riscos, um elemento essencial para que qualquer progresso seja possível. Criações inovadoras requerem um espaço em que a falha seja considerada uma força positiva de desenvolvimento.


3. Por fim, como podemos assegurar que estamos constantemente questionando o que queremos alcançar, para não estagnar e manter a navegação em águas conceituais inexploradas? O segredo aqui é um espírito aberto, que tudo questiona, contato constante com diferentes formas de atividade criativa e uma paixão em aprender sobre muitas coisas diferentes, não necessariamente diretamente relacionado ao nosso específico campo de trabalho.


Todas as três perguntas são fundamentais. Elas nos obrigam a fazer um esforço para nos conhecermos melhor, para sermos mais honestos e críticos sobre os resultados do nosso trabalho, fazendo-nos estabelecer compromissos para avançar.


Além disso, elas sugerem que esse processo deva ser uma dinâmica interativa – uma espécie de conversa permanente com nós mesmos e outros, cujas opiniões e capacidade analíticas têm nossa confiança, mesmo em seu campo e com modelos conceituais de outras mídias é sempre produtivo. Parece cansativo. É, mas também vale o esforço.


Confrontar o trabalho (bem como o quadro conceitual responsável pela sua existência) com o de outras escolas de pensamento é uma parte importante de um processo educativo que envolve a compressão da história da arte, da história da fotografia e as diversas escolas de pensamento que têm sido responsáveis por evoluções e revoluções que a moldou.


Aproveite para rever mais técnicas sobre fotografia nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus – Focus Escola de Fotografia.


Hashtags:



Metatags:


processos criativos, questões fundamentais, evolução criativa, conteúdo concreto, código composicional, olhar prolongado, criações inovadoras, dinâmica interativa, história da arte, história da fotografia, enio leite blog, enio leite fotografia, cursos de fotografia, aulas de fotografia, escolas de fotografia, focus escola de fotografia, aula de fotografia, escola focus, cursos de fotografia a distância, curso de fotografia online, enio leite

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page