![](https://static.wixstatic.com/media/7562e8_45b41b41fa5d4953a9e34b46213c2fe1~mv2.png/v1/fill/w_826,h_502,al_c,q_90,enc_auto/7562e8_45b41b41fa5d4953a9e34b46213c2fe1~mv2.png)
Fotografia editorial significa” imagem para publicação” em mídia impressa ou eletrônica, conforme exemplos acima.
Como foi dito em nossas aulas, publicar significa literalmente “tornar público”.
Trata-se de uma fotografia sob encomenda, realizada especialmente com a finalidade editorial.
O conteúdo de uma revista ou site de moda consiste em todo aquilo que não é publicada.
É a razão pela qual a mídia existe e o que torna única como publicação dirigida a determinado grupo de leitores.
Este público leitor é quem atrai os anúncios, que colocam seu material junto ao conteúdo editorial nas páginas da revista ou site.
Atualmente, o termo “editorial” tem conotação muito mais ampla do que meios impressos, pois inclui alguns aspectos de tele transmissões, em que as fotografias a sequências são utilizadas para apoiar produções televisões e de vídeo.
Também na internet há demanda crescente por fotografia editorial. Embora esse mercado não regulado muitas vezes mostrado descaso com as questões de propriedade de imagem e copyright, está amadurecendo rapidamente nesse aspecto com as encomendas formais de imagens para sites.
A equipe editorial
Trabalhar com fotografia editorial pode significar trabalhar em um setor da indústria criativa fortemente baseada no trabalho em equipe.
Apesar de frequentemente as equipes serem constituídas de forma temporária e reunidas apenas para uma edição da revista e responsabilidade são claramente estabelecidos.
No passado era comum que os fotógrafos que trabalhavam para revistas fossem contratados para cobrir uma ampla gama de assuntos dentro de um setor específico. Este tipo de emprego é cada vez menos frequente, pois as revistas recorrem aos fotógrafos freelance ou aos bancos de imagens para suprir suas necessidades.
Também há um aumento do uso de material procedente de fontes descritas nos meios de comunicação como “cidadãos-repórteres” – em outras palavras, colaborações do público
Este tipo de imagem é muito atraente para os editores de revistas que trabalham com orçamentos porque o material pode ser utilizado livremente e frequentemente as imagens são feitas por pessoas que têm acesso privilegio ao assunto. Infelizmente, neste caso, a qualidade técnica fica em segundo plano.
O contato com a revista ou jornal (estamos falando de fotos para matérias de fundo e não de notícias), é que mantido por intermédio do editor de arte da revista ou do editor de fotografia. Um fotógrafo freelance deve desenvolver boa relação de trabalho com estas pessoas se deseja continuar recebendo encomendas.
Há pouco espeço para colaborações (material não encomendado), pois na maior parte dos casos as imagens são utilizadas para ilustrar textos já escritos ou que foram encomendados sobre assuntos específicos.
Ocasionalmente, a revista ou site de moda pode desenvolver um assunto somente com imagens acompanhadas de legendas, algo como um ensaio fotográfico, mas estas ocasiões são raras.
Aproveite para rever mais técnicas sobre fotografia nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus – Focus Escola de Fotografia.
Hashtags:
#fotografia #editorial #imagem #publicação #mídia #impressa #público #fotografia #revista #moda #escolafocus #focusEAD #enioleiteblog #focusescoladefotografia #focusfotografia #alunosfotografia #cursosfotografia #escolasfotografia #aulasfotografia #enioleite #enio #leite #cursosdefotografia #fotografiaprofissional #focus #escola #de #fotografia
Metatags:
fotografia, editorial, imagem, publicação, mídia, impressa, público, fotografia, revista, moda, enio leite blog, enio leite fotografia, cursos de fotografia, escolas de fotografia, fotografia publicitária, fotografia de moda, focus escola de fotografia, aula de fotografia, cursos de fotografia sp, escola focus, cursos de fotografia a distância, aula de fotografia, enio leite
ความคิดเห็น