top of page

FOTOMETRANDO CORRETAMENTE!

escolafocus

A melhor forma de medir a exposição é com um fotômetro manual de luz incidente. Seja em estúdio ou cenas externas. Mantenha-o na frente do rosto do modelo, na mesma luz, e faça uma leitura, apontando o hemisfério sensível à luz diretamente para a lente da sua câmera.


Imagine se você fosse um diretor de fotografia responsável por um filme longa-metragem, de 2 horas. Qualquer erro na fotometria e alguns quilômetros de filme serão descartados, sem conta os custos de produção, locação, equipe técnica, atores, etc.


Para um padrão de fotometria mais eficiente, um fotômetro manual de luz incidente será necessário. Da próxima vez que você assistir um filme em DVD, corra para os arquivos “Extra” e veja como as cenas foram fotometradas.


Mas, se você não estiver não estiver usando um fotômetro de luz incidente, com certeza estará em pose de um fotômetro de luz refletida, como o fotômetro da câmera, aproxime-se do modelo e tire uma leitura do rosto do modelo.


A maioria dos fotômetros de câmera tira uma leitura média, por isso, se você se aproximar de uma pessoa com um tom de pele médio, o fotômetro irá ler o rosto, o cabelo e a pouca roupa e fundo que ele puder ver e fornecer uma leitura de exposição razoavelmente boa.


Se não quiser se aproximar muito para não produzir sombra no modelo ou no fundo, ajuste sua câmera para fotometria pontual. Se o modelo tiver uma pele particularmente clara, no entanto, lembre-se de abrir pelo menos um 1 EV da leitura indicada. Caso o modelo seja negro, feche um ponto, senão sua pele ficará muito clara.


Se estiver usando um ajuste médio de ISO (digamos, ISO 100), você deve ser capaz de fazer uma exposição manual com uma velocidade razoável de obturador, como 1/60 segundo, com a lente aberta a f/2.8.


Claro, isso depende da hora do dia e da intensidade da luz, mas, na maioria dos casos, uma exposição manual deve ser possível. Uma vez que você está usando a lente em ou perto de sua abertura mais larga, é importante focalizar cuidadosamente.


Focalize nos olhos do modelo numa pose de rosto inteiro ou de sete oitavos. Se a cabeça do modelo estiver virada para longe da câmera, foque no nariz. A profundidade de campo é mínima com essas aberturas, por isso, controle a pose e focalize cuidadosamente em modo manual para obter a nitidez máxima no rosto.


Extraído do:

Novo Livro Didático Fotografia Digital. Aprendendo a Fotografar com Qualidade. Autor: Prof. Dr. Enio Leite, na Amazon!

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page