![](https://static.wixstatic.com/media/7562e8_5ada932240fc4eee8268f74a30bbd8bd~mv2.png/v1/fill/w_414,h_343,al_c,q_85,enc_auto/7562e8_5ada932240fc4eee8268f74a30bbd8bd~mv2.png)
Embora as tradicionais combinações cromáticas incluam cores complementares ou contrastantes, as cores não precisam vir de áreas diferentes da roda de cores para se harmonizar.
É perfeitamente possível combinar cores em uma fotografia sem que elas se intrometam na composição. Um modo simples de fazer isso é escolher cores vizinhas da roda. Um amarelo alaranjado ficará bem ao lado de um amarelo puro, sobretudo se nenhum deles for particularmente brilhante.
Outro elemento importante a considerar quando se combinam cores é a iluminação. Se as cores estiverem na sombra ou a iluminação for suave, qualquer conflito entre elas pode desaparecer. Com iluminação direta, todavia, as diferenças cromáticas se acentuam.
Entenda e grave a ordem das cores na roda de cores, conforme color block da ilustração, pois isso o ajudará a se lembrar dos pares que se harmonizam entre si. Lembre-se que cada cor tem muitos matizes.
Cuidado! O fato de dois dessas matrizes serem adjacentes na roda não garante que eles se harmonizem em todas as condições de luz.
Esta providência irá ajuda-lo bastante quando clicar as próximas fotos.
Extraído do:
Novo Livro Didático - Fotografia Digital. Aprendendo a Fotografar com Qualidade. Autor: Prof. Dr. Enio Leite, na Amazon!
Comments