Durante mais da metade do século 20, a fotografia jornalística e documental foi basicamente feita com câmeras que utilizavam apenas objetivas de 50mm.
Um dos nomes mais venerados da história fotográfica, Henri Cartier-Bresson, considerado o pai do fotojornalismo moderno, construiu praticamente toda sua carreira utilizando esse tipo de objetiva. E não foi o único. Tivemos Robert Doisneau, Alfred Eisenstaedt, Joe Rosenthal, Robert Capa e inúmeros outros grandes mestres da fotografia
Até a década de 80 predominavam as lentes prime e a maioria das câmeras vinham com uma objetiva que possuía a distância focal de 50mm.
Com o tempo esse tipo de objetiva acabou sendo definido como o padrão normal, servindo de referencia para a classificação das objetivas nos grupos de grande angular, tele ou padrão, pois seu ângulo visual é de 46 graus, similar ao olho humano, sendo referência da “objetiva normal” (nem grande-angular, nem tele).
Com o advento das novas câmeras digitais DSLR, a objetiva prime 50 mm, foi substituída pela zoom 18-55mm f/3.5-5.6. Apesar de pouco luminosa em relação a 50 mm, a versatilidade da variação da distância focal em uma única lente sempre seduziu os fotógrafos iniciantes.
50MM, MAS NEM TANTO!
Embora a tradição tenha feito dos 50mm a distância focal adotada como standard, a convenção nos permite ser flexível, e objetivas fixas na faixa de 40 a 60mm são igualmente consideradas padrão.
Sempre lembrando que essas distancias focais são aplicáveis ao formato de câmeras Full Frame. Você terá que fazer as conversões adequadas para o tamanho do sensor da sua câmera.
Uma objetiva de 50mm numa câmera com sensor APS-C será equivalente a uma objetiva de 85mm, uma distância focal muito usada para retratos. Se quiser ter uma Prime com equivalência de 50mm na sua câmera com sensor pequeno, você deve procurar por modelos com distancia focal de no máximo 35mm.
Para essa situação, alguns fabricantes como a Canon dispõe da objetiva 40mm EF, compatível para ambos os formatos , na modalidade lente normal.
Mas, a prática nos alerta que devemos comprar sempre lentes para o padrão Full Frame. Lentes desse padrão são compatíveis, nas câmeras APS-C. Já o contrário não funciona. Reza a lenda que no universo da fotografia digital, quem tem um corpo de câmera, não tem nada! Habitamos em clima tropical, quente e úmido. Dois fatores que fazem sua câmera parar de funcionar.
A condensação interna de umidade e o superaquecimento do processador. E já que as câmeras não possuem cooler (ventoinhas) o jeito é aguardar oito horas para que volte a esfriar e/ou descondensar. Enquanto isso, você vai utilizando o segundo corpo, como se nada tivesse ocorrido.
Nesse sentido, a câmera principal seria uma Full Frame e a câmera de backup a sua velha APS-C, e as lentes compatíveis para ambos os formatos, ok?
Extraído do:
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