top of page

Lentes e qualidade de imagem

escolafocus

Luminosidade da lente

 

A luminosidade de uma lente é determinada pela sua abertura máxima e se refere à sua capacidade de captar a luz. Quanto maior a abertura máxima, mais luz ela pode captar e mais rápida será. Uma lente luminosa tem a vantagem de oferecer mais opções de exposição.

 

A maioria das lentes profissionais tem grandes aberturas (f/4 ou f/2.8 para superteles, e f/2.8, f/2 ou mesmo f/1.8 para distâncias focais mais curtas), enquanto as direcionadas ao mercado de entusiastas tendem a ter como abertura mais luminosa em f/5.6 em média. A diferença não está só no preço, mas também no tamanho e peso. Se para você a portabilidade é mais importante do que a velocidade, então as lentes mais escuras podem ser a melhor opção.

 

Mas se o que você quer é obter a imagem a todo custo, é preferível pagar um pouco mais e arcar com o peso extra das ópticas mais luminosas.

 

O diafragma

 

Você pode reduzir a quantidade de luz que atravessa a lente ajustando sua abertura por meio de um diafragma mecânico. O diafragma abre e fecha a íris, aumentando-a ou diminuindo-a, e é controlado por um anel na lente ou, nas câmeras mais modernas, por um controle na câmera. A abertura é representada por uma série de marcações, tipicamente f/1.4,f/1.8, f/2, f/2.8, f/4, f/5.6, f/8, f/11, f/16, f/22 e f/32.

 

Esses valores arredondados correspondem à distância focal e ao diâmetro da abertura, e a área da abertura duplica a cada ponto (uma abertura de f/8 deixa passar o dobro de luz de uma f/11, por exemplo, enquanto uma abertura f/16 deixa passar metade da luz em relação a abertura f/11), conforme sabemos.

 

Coordenação de conteúdo: Prof. Dr. Enio Leite – Focus Escola de Fotografia – São Paulo – SP

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page