top of page

LENTES E  SENSORES

escolafocus


Até agora todos os conceitos apresentados até aqui foram genéricos e aplicáveis . a qualquer tipo de objetiva e modelo de câmera SLR, digital ou analógica.


A seguir você irá conhecer ou rever algumas diferenças técnicas entre as câmeras analógicas e digitais que irão impactar na escolha de uma objetiva.


As câmeras fotográficas analógicas tiveram como padrão um formato de filme conhecido como 135, desenvolvido pela Kodak. Nesse tipo de filme cada fotograma ou quadro possuía dimensões de 24x36 mm.


No início da produção das câmeras digitais SLR, os sensores foram criados com um tamanho menor do que esse fotograma e com dimensões similares a um outro formato de filme chamado APS.


Por uma questão mercadológica os fabricantes decidirem as objetivas utilizadas nas câmeras analógicas em seus novos modelos digitais. Com isso fotógrafo não precisaria investir em novas objetivas para migrar o mundo digital. Bastaria comprar um corpo digital e utilizar o investimento que já havia sido feito nas objetivas.


Posteriormente a indústria lançou modelos designados como Full Frame e que passaram a ter o sensor do mesmo tamanho do quadro de 35 mm.


Essa estratégia deu certo e facilitou a mudança como investimento na aquisição do corpo da câmera.


Uma objetiva 28-135 mm utilizada numa câmera Canon analógica podia ser compartilhada com um equipamento novo.


Por outro lado, o aproveitamento das objetivas gerou uma situação inusitada. Devido ao menor tamanho com sensor uma porção menor da imagem que possa pela objetiva é registrada.


Esse efeito pode ser entendido pela figura. Nem toda luz, e consequentemente imagem que entra pela lente, é captada pela câmera. Uma parte do círculo da imagem se perde devido ás dimensões do sensor.


A imagem é projetada no plano focal, no ponto onde o sensor no formato de um círculo. A luz que bate fora do sensor é desperdiçada. Com isso a quantidade da imagem que é gravada depende do tamanho do sensor.


Em termos práticos utilizar uma objetiva produzida para câmera analógica num corpo digital com um sensor Full Frame gera exatamente a imagem esperada. Agora, se colocarmos esta objetiva num corpo que possui o sensor menor a imagem captada terá uma área menor da cena que será registrada.


Duas fotos, por exemplo, quando tiradas no mesmo local, com a mesma lente, a uma 28-135 mm ajustada para a distância focal de 100 mm. A primeira, feita em uma câmera com sensor Full Frame. A segunda numa câmera com sensor menor.


Veja que interessante parece que a câmera com sensor APS-C, executando um zoom na cena. Esse fenômeno foi batizado de crop factor ou fator de corte, conforme ilustra o exemplo acima.


Hashtags:

 

Metatags:

Crop Factor, Fator De Corte, Full Frame, lentes, sensores, objetiva Câmeras SLR, objetiva, Kodak, fotograma, enio leite blog, enio leite fotografia, cursos de fotografia,  escolas de fotografia, fotografia publicitária, fotografia de moda, focus escola de fotografia, aula de fotografia, cursos de fotografia sp, escola focus, cursos de fotografia a distância, aula de fotografia, enio leite

 

 

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page