![](https://static.wixstatic.com/media/7562e8_90a78a8864f3453b998ffcb70619c69f~mv2.png/v1/fill/w_778,h_502,al_c,q_90,enc_auto/7562e8_90a78a8864f3453b998ffcb70619c69f~mv2.png)
O curto período que o sol está logo acima do horizonte, em um a inclinação de menos de 20 graus, oferece uma cor de luz distintamente quente e dourada – em geral, entre 3.500 k e 4.500 k.
A riqueza e a saturação das cores resultantes, combinadas com as longas sombras projetadas pelo ângulo reduzido do sol criam um visual único, muito admirado pelos fotógrafos.
De fato, a luz dourada é tão popular que quase se torna um clichê; assim, se sua intenção é atingir imagens que sejam únicas e notáveis, essa pode não ser sua primeira opção. Embora seja parte essencial do seu repertório fotográfico, além de ser uma boa garantia para obter uma imagem memorável.
Como estamos acostumados a ver o mundo dessa forma apenas por alguns momentos a cada dia, a luz dourada confere a cena uma sensação de enfermidade e insignificância. Assim, é preciso agir rapidamente para extrair o máximo dessa luz, que costuma durar só uma hora, no início e no fim do dia.
Perscrutar locais e planejar a composição com antecedência garante que você possa lidar com qualquer cenário de exposição apresentado por essa luz.
AS TRÊS OPÇÕES DE ÂNGULO
Além de sua tonalidade, cativante, a luz dourada também é muito valorizada por fotógrafos, em função da variedade de ângulos que oferece a qualquer objeto.
Embora o ângulo baixo do sol permaneça constante, é possível controlar com sua luz incide sobre o assunto, movendo a câmera para diferentes posições, fotografar contra o sol cria um cenário de contraluz, com a possibilidade de realizar retratos em silhueta ou com iluminação de borda.
Em fotografias em contra luz, as sombras dominam o quadro, e poucas áreas iluminadas diferentemente ficam disponíveis para dotar a imagem de algum contraste local, resultando na perda de detalhes finos.
Se você se virar e fotografar com o sol às coisas, terá uma luz frontal completa que refletirá as cores naturais do assunto, garantindo uma aparência intensa grandiosa. No entanto, as sombras se tornam complicadas nesse ângulo, já que a sua própria sombra será projetada sobre a cena.
Isso não chega a ser um problema caso esteja usando uma teleobjetiva, mas se estiver fotografando com uma grande angular, você terá que compor a cena com mais cuidado, evitando que a sua sombra entre no quadro, ou então terá que mesclar sua sombra com outra projetada por algum elemento – uma árvore ou um prédio, talvez.
Além disso, se o assunto estiver enquadrado de forma que as sombras projetadas por ele não estejam no campo de visão, a luz frontal pode, às vezes, fazer a imagem parecer não ter profundidade, por não oferecer referência ao observador.
No intervalo de 1800 entre a contra luz e a luz frontal, você tem inúmeras opções de iluminação lateral. Nesse intervalo, a profundidade é exagerada, e a característica é de longas sombras horizontais cruzando o quadro. Os altos níveis de contraste resultantes criam condições ideais para revelar a textura fina nas superfícies.
Aproveite para rever mais técnicas sobre fotografia nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus – Focus Escola de Fotografia.
Hashtags:
#luz dourada #riqueza #saturação #cores #LongasSombras #VisualÚnico #RepertórioFotográfico #escolafocus #focusEAD #enioleiteblog #focusescoladefotografia #focusfotografia #alunosfotografia #cursosfotografia #escolasfotografia #aulasfotografia #enioleite #enio #leite #cursosdefotografia #fotografiaprofissional #focus #escola #de #fotografia
Metatags:
Luz dourada, curto período de tempo, sol, acima do horizonte, riqueza, saturação, cores, longas sombras, visual único, repertório fotográfico, enio leite blog, enio leite fotografia, cursos de fotografia, escolas de fotografia, fotografia publicitária, fotografia de moda, focus escola de fotografia, aula de fotografia, cursos de fotografia sp, escola focus, cursos de fotografia a distância, aula de fotografia, enio leite
Comentários