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MESTRES DA FOTOGRAFIA - CECIL BEATON

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Marilyn Monroe e o passarinho por Cecil Beaton - Fotógrafo (1904-1979)


“Steichen influenciou-me de m modo particular: obrigou-me a empregar uma câmera diferente, enorme, em vez da minha pequena Kodak”.


Cecil Beaton foi figurinista britânico. Venceu o Oscar de melhor figurino na edição de 1959 pelo filme Gigi e na edição de 1965 por My Fair Lady.


Nascido num meio privilegiado, Beaton estava numa boa posição para registrar os estilos, as modas e as preocupações de uma época influente.


Mais conhecido como retratista das classes altas, Beaton trabalhou de fato em muitos estilos, e com frequência interessou-se por personagens que pouco teriam a ver com alguém obcecado pela moda.


Os modelos favoritos de Beaton eram as irmãs, Nancy e Baba. Na busca de fantasia, elegância e perfeição, Beaton utilizava todos os tipos de objetos caseiros. Envolvia os seus pacientes modelos em metros de bordados, lençóis e tapetes orientais, espalhava flores por todos os lados e pintava cortinados especiais de fundo, para realçar os ambientes da época.


Ainda que pudesse gastar horas a fio para criar trajes e ambientes requintados, Beaton ficava embaraçado com os aspectos técnicos da fotografia, e durante grande parte da sua carreira utilizou apenas uma câmera muito simples.


O uso pouco convencional de ambientes e objetos atingiu o ponto culminante nas fotografias que realizou de jovens na sua apresentação na sociedade, e de celebridades.


Colocava em realce as qualidades próprias de cada modelo, fossem belas ou excêntricas, por meio de cortinados de fundo e a partir de ângulos apropriados. Alguns destes retratos parecem antiquados e pouco convincentes para os olhos contemporâneos, mas na altura marcaram uma ruptura decisiva com os convencionalismos rígidos do passado.


A capacidade e o desejo de agradar de Beaton não tinha limites. A verdade num retrato era puramente subjetiva, podendo conjurar-se a beleza com um pincel de retoque.


As saliências desagradáveis e as manchas da pele desapareciam num instante, e as senhoras da sociedade, com o auxilio da arte caritativa de Beaton, voltavam a ser esbeltes e jovens.


Veja mais sobre os Mestres da Fotografia, na literatura da Escola Focus.


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