top of page

MODELOS E POSE

escolafocus

Há muitos livros que dizem para ajustar a pose de uma pessoa com certo tipo de rosto ou corpo de determinada maneira.


Esses livros são úteis para lisonjear o assunto, mas enxergar a pose como puramente cosmética é uma simplificação exagerada das complexas dinâmicas interpessoais que acontecem durante um ensaio fotográfico. Pose e psicologia são dois lados da mesma moeda.


POSE E PSICOLOGIA


Imagine como é horrível para o retrato: ele é trazido para a locação preparada e (pior) levado para um plano de fundo totalmente branco. Geralmente, está intimidado e não tem ideia do que fazer. Outra pessoa, ou uma equipe de assistentes e estilistas, está observando-o de perto e, possivelmente, até mesmo falando sobre ele em cochilos abafados.


É nessa hora que o fotógrafo deve mostrar ao retratado a cortesia e o profissionalismo de guiá-lo a uma pose que fará com que ele saia melhor nas fotos. Mesmo se estiver fotografando no escritório ou na casa dele, depois que você ajustar as luzes e câmeras, ele está em seu mundo; você precisa ser um anfitrião agradável e um líder.


Sempre que a câmera clica e os estrobos estalam, o assunto recebe um claro sinal de que o fotógrafo fez um julgamento sobre ele. Ele precisa de uma tranquilização de que o julgamento foi positivo. “uau, essa ficou boa”! Pode ser um comentário vazio, mas funciona.


Todos nós até supermodelos e celebridades, temos inseguranças, e é por isso que fotógrafos de moda falam incessantemente durante os ensaios: estamos reforçando a autoestima e o comportamento do assunto. A menos que você precise que o retrato se sinta envergonhado por razões editoriais ou de narrativa, e uma cortesia comum dar a ele estímulos proveitosos enquanto fotografa.


Tudo Depende de Você


Você pode aprender muito fotografando seus amigos e colegas, mas no mundo real, vai ter de conseguir estabelecer entendimento rapidamente com alguém que acabou de conhecer. Nossas carreiras dependem da habilidade em nos concentrarmos emocionalmente com completos estranhos.


OBJETIVO:

Entender um pouco de psicologia para seus assuntos saiam melhor nas fotos ou revelem a vida íntima.

Exercício:


Autoestudo

Antes de continuar a ler, olhe para si mesmo em um espelho grande por alguns minutos. Observe a maneira como você olha para si mesmo.


Quando olhamos para nós mesmos em um espelho, tendemos a adotar a posição que nos ajuda a ficar melhor. Poucas pessoas ficam paradas em frente ao espelho e olham direto para ele, a maioria ergue uma coxa ou coloca um pé levemente à frente.


Nós vamos virar um ombro para frente e olhar para o espelho por cima desse ombro. As mulheres geralmente ficam na pose “bevel”. Nunca sabemos o que fazer comas mãos, então juntamos, colocamos em nossos bolsos ou cruzamos os braços.


Observe que sua linguagem corporal revela sobre sua personalidade.


Hashtags:

 

Metatags:

modelo, pose, livros, pessoa, rosto, corpo, Ensaio Fotográfico, psicologia, retrato, locação, assistentes, estilistas, enio leite blog, enio leite fotografia, cursos de fotografia,  escolas de fotografia, fotografia publicitária, fotografia de moda, focus escola de fotografia, aula de fotografia, cursos de fotografia sp, escola focus, cursos de fotografia a distância, aula de fotografia, enio leite

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page