top of page

MONTE SEU PORTFÓLIO!

escolafocus

Para começar a receber propostas de trabalho, primeiro você deve ter trabalho a mostrar – ou seja, é bem provável que, entre um trabalho como assistente e outro você tenha de começar a fotografar sem receber nenhum pagamento em troca.


É nesse sentido que criar a rede de contatos pode valer a pena: se você se dedicou a isso de maneira adequada, provavelmente existirão outros profissionais a seu redor – assistentes, figurinistas, maquiadores, gerentes de estúdio etc. – que estão abertos a ajudá-lo e apoiá-lo durante esses primeiros dias.


Faça o máximo de fotografias que você puder no início. Aperfeiçoe suas habilidades, desenvolva e aprimore um estilo um gênero e moente seu portfólio em torno dele.

Não se preocupe se ele parecer incompleto no início. Com o tempo, seu portfólio continuará a crescer e a mudar, conforme você for trabalhando mais e amadurecendo profissionalmente.


Desenvolva uma Marca


Tente descobrir o mais cedo possível qual é exatamente seu estilo, sua marca registrada, aquela “coisa” especial que só existe nas suas imagens, que as faz ter a sua cara. Isso vai além de uma especialidade ou de um nicho, embora esses fatores também sejam de grande ajuda na hora de criar uma marca.


A questão aqui é encontrar uma característica que seja capaz de distingui-lo, de dizer quem você é diferente dos demais fotógrafos de moda, dos demais retratistas de família. (Isso também o ajudará na hora de selecionar suas imagens para mostrar um excelente portfólio).


Assim como seu portfólio, sua marca pode sofrer mudanças e adaptações conforme sua carreira for avançando. De toda a forma, trata-se de algo que você deve sempre ter em mente nos estágios iniciais, ter uma marca forte, reconhecível, facilita a tomada de decisões por parte de potenciais clientes, já que eles passam, a saber, exatamente o que esperar quando o contratam.


Promova-se!


Mostre-se na internet! Crie um site e mostre seu portfólio. Comece um blog; crie uma conta no Facebook, no Twiter e, principalmente, no Instagram (onde muitos fotógrafos emergentes têm sido descobertos). Inscreva-se em algum banco de dados internacional de fotografia – como Agency Access – e mande e-mails e fotos impressas para editores, produtores ou agências de publicidade com os quais você gostaria de trabalhar. Todas as regras descritas em Marketing e publicidade podem ser aplicadas aqui também.


Aborde Clientes


O universo da fotografia é altamente competitivo – e você terá de lutar com afinco para conseguir trabalho. Todas as regras para obter uma vaga como assistente também são válidas quando você está em busca de trabalhos como fotógrafo: seja ousado, telefone e marque encontros (entre em contato com os assistentes que você já conhece e peça a eles que o apresente a mais pessoas).


Esse tipo de socialização pode não trazer um trabalho de imediato, mas, no futuro, você será lembrado pelas pessoas quando elas precisarem de um fotógrafo.


Há alguns anos, muitos fotógrafos pensavam que eram extraordinários e que sua arte era muito autêntica e, por essa razão, jamais reconheceriam ao marketing pessoal por meio de plataformas de mídia social.


Mas esse jeito de pensar já foi superado. Hoje em dia, é absolutamente comum esse tipo de recurso – na verdade, muitas vezes é até burrice deixar de aproveitar as incríveis vantagens que ele oferece.


Hashtags:

 

Metatags:

portfolio, propostas, trabalho, assistente, pagamento, contatos, profissionais, assistentes, estúdio, enio leite blog, enio leite fotografia, cursos de fotografia,  escolas de fotografia, fotografia publicitária, fotografia de moda, focus escola de fotografia, aula de fotografia, cursos de fotografia sp, escola focus, cursos de fotografia a distância, aula de fotografia, enio leite

216 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page