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O que diferencia a fotografia de animais silvestres dos outros temas é a dificuldade de encontrá-las e de se aproximar deles.
Ao contrário do caçador, o fotógrafo não pode satisfazer apenas com o registro do animal mesmo que fotografar o bicho já represente um sucesso agradável, é preciso caprichar e conseguir uma imagem de qualidade estética, interessante e diferenciada para que seja apreciada pelo observador.
Embora não exista uma regra absoluta em termos estéticos, algumas dicas permitem captar imagens muito mais impactantes do que o puro e simples registro do animal no ambiente.
Regras básicas de composição, por exemplo, ajudam o fotógrafo a dispor de elementos de maneira mais atraente no quadro.
O primeiro erro do fotógrafo iniciante quando consegue encaixar um animal no visor da câmera é deixa-lo no centro do quadro. A centralização do tema denota falta de dinamismo e harmonia.
A menos que se queira um efeito específico, p recomendado é posicionar o animal no lado oposto ao do olhar dele, deixando mais espaço à frente do que atrás. Esse “respiro” é importante.
Quando é possível escolher, o lado direito do quadro é o melhor ponto, porque é aí que o olhar do observador se detém espontaneamente, condicionado pelo sentido natural de leitura ocidental, da esquerda para a direita.
No caso de um enquadramento vertical, é possível colocar o animal na parte de cima, dando importância ao primeiro plano na parte inferior; ou na parte de baixo incluindo um pedaço do céu.
Em um retrato mais fechado, a posição do animal ou da cabeça dele é que determinará o formato (vertical ou horizontal) a ser escolhido.
No retrato, o ponto forte da imagem são os olhos, que devem ser posicionados perto de uma dos pontos de ouro. Na maioria dos casos, o olho é o elemento que mais destaca em foto os seres vivos.
Por isso, é importante prestar muito atenção para eu eles não fiquem escondidos atrás de folhas ou na sombra. É também no olho que se faz o foco para que o animal fique fora do plano de nitidez.
PARA NÃO ESQUECER
A aproximação é o grande desafio de quem fotografa animais silvestres no ambiente em que eles vivem.
O fotógrafo deve caprichar para alcançar uma composição interessante e não se contentar com um simples registro do animal.
O animal jamais deve ser colocado no centro do quadro, a não ser que haja uma intenção artística ou informativa específica.
Na composição, deve-se deixar mais espaço na direção do olhar do animal e foco nos olhos precisa ser o mais perfeito possível.
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