top of page

O PEQUENO VASTO MUNDO DOS INSETOS!

escolafocus


Quem quiser fotografar o pequeno mundo desses seres com muitas patas e carapaça precisa se aproximar deles. E não pode ser tão veloz quanto eles. É preciso chegar bem de mansinho!


Os últimos centímetros são os mais difíceis, e o fotógrafo deve dedicar toda a sua atenção a eles.


Um deslize e o minúsculo tema já se foi, uma vez que a maioria dos insetos tem uma percepção acurada. Evite gestos bruscos, e quanto mais perto, mais lentamente você deve mexer.


Eles são perspicazes porque são muito sensíveis ao movimento. O olho humano, por exemplo, percebe apenas 30 movimentos por segundo, enquanto o da mosca, por volta de 300. No entanto, toda a vantagem tem uma desvantagem.


Enquanto a mosca percebe os movimentos melhor do que o ser humano, a visão dela é eficiente apenas a curta distância por causa dos olhos constituídos por múltiplas facetas.


É importante também que o fotógrafo preste atenção na roupa que ira usar. Os dípteros (insetos que possuem dois pares de asas) fogem da cor azul. Logo, é recomendável evitar usar tons azul e violeta.


Devem ser evitadas as roupas com cores que contrastem muito com o ambiente, porque, embora não enxerguem bem as cores, os insetos são sensíveis aos contrastes. Vestir cores neutras, como marrom ou verde-musgo, é uma boa opção – e que tiver alguma roupa com estampa militar, camuflada, melhor ainda, pois ela se integra ao ambiente.


É importante que o fotógrafo também se preocupe com a proteção que a roupa oferece. Além das picadas, ela precisa proteger da umidade, de espinhos ou sementes que grudam na pele e pinicam. Vale procurar roupas apropriadas e resistentes, como a usadas por caçadores e pescadores, para limitar o desconforto.


Outra característica dos insetos é o olfato muito desenvolvido. É possível afugentá-los ao usar o perfume muito forte ou com cheiro de tabaco. Um exemplo famoso: mosquitos odeiam o cheiro de limão. Outro problema é a própria sombra. Se o fotógrafo ficar entre o sol e o bicho, pode ter certeza de que ele vai fugir.


PARA NÃO ESQUECER


Deve se evitar gestos bruscos, e, quanto mais perto, mais lentamente deve ser o movimento.


Vestir cores neutras (como marrom, caqui ou verde) ou roupas camufladas ajuda na hora de fotografar.


A opção deve ser por vestimentas apropriadas e resistentes, como a usada por caçadores e pescadores, para limitar o desconforto.


Os insetos tem um olfato muito desenvolvido; perfumes fortes e cheiro de tabaco os afugentam.


Aproveite para rever mais técnicas sobre fotografia nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus – Focus Escola de Fotografia.


Hashtags:



Metatags:


mundo, insetos, fotografar, seres, fotógrafo, percepção, sensíveis, movimento, mosca, olhos, visão, movimentos, vantagem, enio leite blog, enio leite fotografia, cursos de fotografia, aulas de fotografia, escolas de fotografia, fotografia publicitária, fotografia de moda, focus escola de fotografia, aula de fotografia, escola focus, cursos de fotografia a distância, enio leite

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

ความคิดเห็น


bottom of page