![](https://static.wixstatic.com/media/7562e8_67e0723a304c4e51a3e7307edfd71861~mv2.png/v1/fill/w_637,h_390,al_c,q_85,enc_auto/7562e8_67e0723a304c4e51a3e7307edfd71861~mv2.png)
A criação da ideia de um ensaio de moda geralmente vem de um longo e cuidadoso processo de pesquisa, que pode ser feito em desfiles, sites, vitrines, livros, revistas, sendo que alguns podem nem ter a ver com moda ou acessórios.
A pesquisa também deve incluir referências de maquiagem e cabelo. Todos da equipe devem receber as referências antecipadamente para poder se preparar com equipamentos, materiais e criatividade.
Quando o cliente autoriza a execução do trabalho, é preciso que o fotógrafo se reúna com a equipe para discutir detalhes da produção. Nessa reunião de pré-produção é que se decide qual será a locação, a melhor época, o tipo de modelo, abordagem, a iluminação e até o corte que será dado nas imagens para corresponder ao formato do catálogo, da revista ou da mídia digital. Em média, 70% do resultado depende dessa reunião e os outros 30% serão resolvidos no dia do ensaio.
Uma segunda reunião marcada para fazer o casting, ou seja, a escolha dos modelos para trabalho. Nesse mesmo encontro a equipe também discute parte do cronograma do ensaio. Se as fotos serão feitas em estúdio, o ideal é sempre respeitar a sequência de maquiagem, começando pelas fotos na qual o make-up é mais básico. Em externa, fotógrafo visita com a equipe os espaços disponíveis para fotografar. Ele deve iniciar o ensaio considerando a incidência da luz natural no local. O produtor de moda, por sua vez, decide pela roupa que combina com a locação.
Um bom número de imagem diárias em externa para um catálogo de uma grande grife é em torno de oito fotos. Para um cliente menor, de 12 a 15 fotos são suficientes. Em estúdio, o número pode ser um pouco menor. E devem ser consideradas de uma a duas horas de maquiagem. O cronograma deve ser montado levando em conta todos esses fatores.
Em fotos externas, nem sempre é possível saber se haverá condições ideias de trabalho, como banheiro, camarim, e principalmente se haverá um lugar apropriado para deixar toda a produção.
Como o tempo é quase sempre curto e tudo precisa ser feito rapidamente entre uma foto e outra, é necessário que a produção esteja próxima para facilitar a vida de todos.
Depois de conferir se cabelo, maquiagem e luz estão dentro da referência planejada, é hora de fotografar. Trocar as roupas dos modelos, dirigir a cena, arrumar a roupa durante o clique, conferir a foto, destrocar... Isso muitas e muitas vezes. Um ensaio pode demorar horas ou dias.
Aproveite para rever mais técnicas sobre fotografia nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus – Focus Escola de Fotografia.
Hashtags:
#planejamento #ensaiodemoda #processo #pesquisa #desfiles #sites #vitrines #livros #revistas #cliente #trabalho #produção #formato #catálogo #mídiadigital #fotografiademoda #escolafocus #focus #focusescoladefotografia #focusfotografia #alunosfotografia #cursosfotografia #escolasfotografia #aulasfotografia #enioleite #cursosdefotografia #fotografiaprofissional#focus #escola #de #fotografia
Metatags:
planejamento, ensaio de moda, processo, pesquisa, desfiles, sites, vitrines, livros, revistas, cliente, trabalho, produção, formato, catálogo, mídia digital, enio leite, fotografia, cursos de fotografia, aulas de fotografia, escolas de fotografia, fotografia publicitária, fotografia moda, Focus escola de fotografia, aula de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia EAD, escola focus, cursos de fotografia a distância, curso de fotografia online, cursos vips fotografia, aula de fotografia, focus fotografia
Comments