top of page

PROCESSE UMA CENA EM BAIXO CONTRASTE

escolafocus

As vantagens de fotografar em RAW, no processamento de imagens captadas com luz solar direta e muito brilhante.


Esta é uma cena de baixo contraste e de baixo alcance dinâmico, onde a iluminação está nitidamente dividida entre sol e a sombra.


A exposição é eficiente, ou seja, ela é tão brilhante quanto pode ser sem clipar as altas luzes, e o processador RAW tem o máximo de informações para trabalhar.


As altas-luzes precisam ser escurecidas e as áreas de sombra precisam ser iluminadas, mantendo o contraste e melhorando o brilho das paredes e dos pavimentos nas áreas escuras. Há duas maneiras para fazer isso e ambas precisam dos dados adicionais armazenados em um arquivo RAW.


Uma opção é usar os controles Highlight and Shandow recovery, que são bastante sofisticados. Mesmo assim, o resultado fica pouco monótono.


Falta riqueza de detalhes, fica com aquela aparência típica dos ajustes locais, que trabalham apenas pixels dos arredores.


O outro método, mais trabalhoso, porém mais eficiente, consiste em isolar as duas áreas, a de sol e a de sombra, usando um pincel de ajuste local. Neste caso, o pincel foi usado para iluminar as sombras. Os controles gerais foram usados para processar a área iluminada pelo sol.


Na prática, cada área foi processada separadamente e os dados extras no arquivo RAW de 14 bits.


LOCAL X GLOBAL


O processamento local é poderoso, mas precisa ser usado com cautela.


No filme fotográfico, os ajustes na aparência da foto, afetam a imagem inteira. O processamento digital, ao contrário, permite ajustar tributos cada vez mais específicos. Muitos destes métodos não são tradicionais, e podem ajustar o brilho e a cor de acordo com uma aparência dos pixels das áreas mais próximas.


Isso é chamado de mapeamento de tom, um processo digital para mapear conjuntos de tons e cores. Há dois tipos de mapeamento de tom: o global o local. O primeiro aplica seus cálculos em toda a imagem, e o segundo trabalha apenas a certa distância de cada pixel.

Este tipo de tratamento pode alterar uma foto, trazendo a tona detalhes de sombra, por exemplo; isto seria impossível pelos métodos tradicionais, como o comando Curvas.


Porém, se usado sem cuidado, o resultado fica artificial. Fique atento e trate ajustes localizados, como Highlights, Shadows e Clarity com cautela.


Aproveite para rever mais técnicas sobre fotografia nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus – Focus Escola de Fotografia.


Hashtags:


Metatags:

processe, cena, alto contraste, fotografar, RAW, processamento, pós-produção, iluminação, sombras, enio leite blog, enio leite fotografia, cursos de fotografia, escolas de fotografia, fotografia publicitária, fotografia de moda, focus escola de fotografia, aula de fotografia, cursos de fotografia sp, escola focus, cursos de fotografia a distância, aula de fotografia, enio leite

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page