Chico Albuquerque
Filho de um casal de fotógrafos, Francisco Afonso de Albuquerque nasceu em Fortaleza em 25 de abril de 1917. Seu primeiro contato com a Fotografia foi aos quinze anos ao fazer um documentário de curta-metragem.
![](https://static.wixstatic.com/media/7562e8_b7606eda8d0f4eb89ccbf58cf24b77d7~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_635,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/7562e8_b7606eda8d0f4eb89ccbf58cf24b77d7~mv2.jpg)
Especializou-se em retratos, profissionalizando-se em 1934. Mudou-se para São Paulo em 1945 e abriu seu próprio estúdio de fotografias. Foi membro do Foto Cine Clube Bandeirante onde participou ativamente do movimento chamado Fotoclubismo.
Em 1948, foi o primeiro fotógrafo no país a produzir uma campanha publicitária registrando produto e modelo para uma campanha da Johnson & Johnson, assinada pela agência J.W. Thompson. Até então as campanhas eram concebidas para utilizar apenas ilustrações e desenhos. Chico deu início a um mercado inexplorado no Brasil.
Importou em 1958 o primeiro equipamento de flashes eletrônicos do Brasil.
Participou de diversas exposições e mostras nacionais e internacionais de Fotografia, e obteve Medalhas de Ouro em Frankfurt, Turim e Buenos Aires.
2 - Miro
Tornou-se fotografo em 1969 e na década de 1970 viveu em Paris, onde se consagrou trabalhando para as mais importantes revistas de moda européias. Uma das maiores influências na fotografia de moda e na publicidade brasileira, seu trabalho é uma releitura de pinturas renascentistas.
Em 35 anos de carreira, Miro foi um dos pioneiros em fotografia de moda no Brasil com trabalhos em campanhas para a Lycra, Rhodia e editoriais de moda para as revistas Cláudia, Marie Claire e Vogue. "Sempre fotografei pessoas que não tinham muita cara de modelo", relembra. Raul Cortez, Marília Pêra, a cantora Maysa, Clodovil e o ex-presidente Juscelino Kubitschek estão entre as personalidades que posaram para as lentes do artista, assim como as tops Gisele Bündchen e Fernanda Tavares.
Especialidades: Moda e publicidade :www.mirofotografo.com.br
Sugestão de leitura: http://veja.abril.com.br/blog/sobre-imagens/livros/miro-2/
Sugestão de vídeo:http://mais.uol.com.br/view/xiddtuwnvlqs/metropolis--fotografo-miro-ganha-exposicao-em-sp-04028D99356AD4A13326?types=A&
3 - Rafael Costa
Nascido em 1963, Rafael Costa formou-se em arquitetura e sempre esteve atento ao processo de composição de imagens e seus elementos gráficos.
Trabalhando como cenógrafo na produtora TVC – Televisão e Cinema, ingressou no universo da publicidade, migrando pouco depois para a fotografia. Em 1998 montou estúdio de fotografia, onde realiza trabalhos para grandes agências de publicidade, tendo recebido importantes prêmios nessa área. Paralelamente desenvolve projetos autorais, tais como Bendito fruto e Sete pecados, apresentados respectivamente em 2003 e 2005 na Pinacoteca do Estado de São Paulo. As fotos de Sete Pecados foram apresentadas ainda na Galerie Monalisa, e as de Bendito fruto no salão Les Inattendus, em Paris, já a exposição Imaginário, foi selecionada para a VIII Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Florença, em 2011.
Especialidade: Automóveis e publicidade www.rafaelcosta.com.br
Making off (Pomarola): http://www.rafaelcosta.com.br/making-of.html#null
4 - Klaus Mitteldorf
Klaus Mitteldorf nasceu em São Paulo em 23 de junho de 1953.
Em 1979, formou-se na Universidade de Arquitetura e Urbanismo Braz Cubas de Mogi das Cruzes.
Mitteldorf fotografa desde os doze anos. Começou sua vida profissional nos anos 1970, fazendo fotos e documentários de surf nas praias de São Paulo e do Rio de Janeiro. Na década de 80 entrou para o mercado da fotografia e do cinema de publicidade e moda, o que o incentivou a investir mais em seu trabalho autoral.
O fotógrafo trabalhou e viveu na Alemanha de 1988 a 1996, onde produziu campanhas publicitárias e comerciais de cinema para as agências de publicidade Young & Rubican, McCann Erickson e BBDO, teve seus trabalhos publicados em revistas como Vogue, Elle, Playboy, Photo, Zoom e Graphis.
Em 2001, foi o vencedor do primeiro prêmio Fundação Conrado Wessel de Fotografia de São Paulo, e em 2008 recebeu o Overseas Prize do Festival Internacional de Fotografia de Higashikawa, no Japão pelas fotos do seu livro “ O último grito”.
Participou de muitas exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior, publicando diversos livros em vários países.
Mitteldorf vive e trabalha em São Paulo, seu primeiro trabalho em cinema foi o documentário em super 8 “Terral”, de 1975, que é a principal fonte de inspiração para “Rio-Santos”, longa-metragem que está desenvolvendo em parceria com a Primo. http://www.klausmitteldorf.com
Especialidade: Moda, gente, editorial, still life
5- Alexandre Rielo
Alexandre Rielo, nasceu em 1970, natural da cidade de São Paulo. Iniciou sua vida profissional como assistente de fotografia em 1988. Em 1995, montou seu próprio estúdio fotográfico no bairro de Vila Madalena, em São Paulo, onde está até hoje.
Atua em diversas áreas, mas tem se destacado com trabalhos publicitários produzidos para clientes como, Nestlé, Goodyear, Sony, AACD, Banco Bradesco, Santander, Citibank, Itaú, Banco Real, Credicard, Ericsson, Telefônica, Brasiltelecom, Johnson e Johnson, Cinemark, Abev, Aché Laboratório, Faculdade Uninove, Governo do Est. De São Paulo, kiss FM, Penalty, Asics, Electrolux do Brasil, Café 3corações, entre outros.
Atende grandes agências de comunicação, gravadoras e Editoras. Para Editora Abril, por exemplo, colaborou em capas de diversas publicações mas principalmente da Revista Veja. Também tem fotos no banco de imagem, Other Images www.otherimages.com/sudfotog.asp?fotog=arielo
Particularmente, desenvolve, desde 2003, um trabalho sobre pequenas igrejas , históricas ou não, de vilas caiçaras entre a região de Paranaguá até o Litoral Paulista. Embarcações, brinquedos e brincadeiras e escadas em detalhe são outros temas escolhidos e retratados.http://www.alexandrerielo.com.br
Especialidade: Still life e imagem corporativa
6 - Alexandre Salgado
Alexandre Salgado, fotógrafo publicitário com 25 anos no mercado, líder da Artluz Studio, formou-se na Faculdade da Cidade em Jornalismo Áudio-visual e conquistou o primeiro lugar no prêmio Conrado Wessel, com o trabalho para DPZ.
Estudou nos cursos do americano Richard Welton e do belga Michel Aertsens, especialistas em still life. De 1981 a 1984 executou trabalhos para teatro e cinema, atuando como still, produtor e diretor. A partir daí, iniciou na publicidade e trabalha desde então para agências do Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Curitiba e mais recentemente do Texas (Bromley Communications, JWT, McCann Erickson, Fischer América, Young & Rubican, DPZ, Talent, Leo Burnett, DM9 DDB, Artplan, Giovanni FCB, NBS, Ogilvy, Publicis, EURO RSCG,). Entre outros trabalhos, fotografa moda, still life e executa com sua equipe trabalhos de fotos montagem para clientes como: Petrobrás, Gatorade, Shell, Texaco, Vivo, Claro, Varig, Walita, Topper, Correios, Consul, Bob’s, Caixa Econômica Federal, Net, O Globo, O Dia, JB, Bradesco, CityBank, Michellin, McDonald’s, Embratel, Telemar, Oi, Tim , Banco do Brasil, H. Stern, Consul, Heineken, Kaiser, BR, Coca-Cola, Duloren, entre outros.http://www.artluzstudio.com.br
Especialidade¨Still life, gente e automóveis
7- Amaury Simões
Um dos novos talentos da fotografia publicitária no Brasil, Amaury Simões, especialista em fotografia de moda, arquitetura e Still life, trabalha com marcas famosas como: Schincariol, Ford, Singer, Honda, 3M, Peels, Extra, General Eletric, Benetton, Chamex, entre tantas outras.
Graduado pela Puc de Campinas, possui estúdio próprio na mesma cidade. http://www.amaurysimoes.com
Especialidade: Still life, moda e arquitetura
8 - Du Ribeiro
Considerado um dos principais fotógrafos de publicidade do Brasil, Du Ribeiro tem ampla experiência como fotógrafo e é especialista em imagens de automóveis, aviões e still-life. Seu portfólio apresenta trabalhos de altíssima qualidade, para importantes clientes e agências nacionais e internacionais.
Uma pequena câmera box da Kodak, presente de natal aos seus 14 anos, foi o começo de sua paixão pela fotografia. Na década de 70, montou seu próprio estúdio e desde então desenvolve uma carreira altamente produtiva em fotografia de publicidade, autoral e de trabalhos educativos. http://www.duribeiro.com.br
Especialidade: Still life e automóveis
9 - STUDIO 46
Fotógrafos: Egon Jais, Marcelo Peres. Binho Dias e Tom Pirillo
Com a proposta de ser um estúdio completo de solução em imagens, onde o cliente consegue ter serviços relacionados, como fotografia, tratamento de imagens e 3D still e animação, em um único lugar.
O Studio 46 vem desde 2007 atuando no mercado publicitário, iniciando em 2010 a produção de imagens para mídias alternativas, em especial a Projeção Mapeada.
Hoje o Studio 46 conta com uma equipe capacitada para cuidar de todo o processo deste tipo de evento, desde a criação do conteúdo, até a produção e coordenação de toda a estrutura necessária para toda a ação.
10 – Bob Wolfenson
Roberto Wolfenson nasceu na capital paulista, em 1954. É um dos mais renomados retratistas brasileiros, conhecido no País e fora dele por seus ensaios de moda, nudez e publicidade. Em paralelo, tem também uma vasta produção de cunho autoral.
Cresceu no bairro judaico do Bom Retiro e aos 16 anos de idade teve sua primeira experiência profissional, como assistente de fotografia na Editora Abril, onde permaneceu por quatro anos. Em 1974 passou a ser freelancer, fotografando para revistas técnicas. Quatro anos depois, montou seu próprio estúdio e ingressou no curso de Ciências Sociais da Universidade de São Paulo (USP), que acabaria não completando.
O gosto pela fotografia fala mais alto e ele resolve, em 1982, se mudar para Nova York em busca de mais experiência no meio. Tornou-se assistente de Bill King, célebre fotógrafo de moda e celebridades, o que lhe trouxe credibilidade e oportunidades.
De volta ao Brasil, a carreira de Wolfenson tomou novo rumo. Abriu outro estúdio e começou a trabalhar para revistas de moda brasileiras e agências de publicidade internacionais. Ao mesmo tempo, passou a se dedicar a trabalhos mais
experimentais. Graças a eles, recebeu da Fundação Nacional de Artes do Ministério da Cultura (Funarte) o prêmio de melhor fotógrafo do ano de 1995 na categoria arte.
Mas a consagração veio após a exposição Jardim da Luz, que mostrava retratos de personalidades da política e das artes brasileiras em 1996, no Museu de Arte de São Paulo (Masp). A exposição deu origem ao livro de mesmo nome, editado pela Companhia das Letras e que torna o nome de Wolfenson ainda mais conhecido.
Foi responsável por vários ensaios para a Playboy e diversas capas e editoriais de moda para revistas como Elle, Claudia, Vogue Brasil, Criativa, Marie Claire, além de diversas outras.
Já nos 2000, Wolfenson entrou numa fase mais conceitual e concebeu a revista 55, dedicada às artes visuais e à cultura brasileira. A publicação chegou apenas à segunda edição e foi substituída pela S/N, misto de revista e livro que trabalha um tema único a cada edição, passeando pela moda, fotografia e artes plásticas.
Em 2004 realizou a exposição Antifachada - Encadernação Dourada no Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Álvares Penteado (MAB-FAAP). Composta por duas séries de fotos que retratavam famílias de São Paulo.
Em 2007, Wolfenson realizou a mostra A Caminho do Mar, que mostrava refinarias de Cubatão, na Galeria Millan, em São Paulo. No mesmo ano, assinou um calendário das grandes modelos brasileiras, para a São Paulo Fashion Week. No ano seguinte, lançou o livro-caixa-portfólio Cinépolis, no qual buscava um olhar cinematográfico sobre a vida cotidiana.
A mostra “Apreensões”, realizada pelo Centro Universitário Maria Antônia, em 2010, que revelou o interior dos depósitos nos quais a Justiça armazena material apreendido. O material também deu origem a um livro. No ano seguinte, revisitou os cenários de sua infância e adolescência em Bom Retiro e Luz: Um Roteiro, 1976-2011, realizada no Centro de Cultura Judaica de São Paulo em 2011.
Obras de Wolfenson compõem importantes coleções como as do Itaú Cultural, Museu de Arte Brasileira-FAAP, MASP e MAM-SP. Atualmente o fotógrafo trabalha para publicações nacionais e internacionais, alternando-se entre a arte, o editorial e a publicidade. É editor da revista S/N. http://www.bobwolfenson.com.br
Aproveite para rever mais técnicas sobre fotografia nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus – Focus Escola de Fotografia.
Hashtags:
#referencia #FotógrafosPublicitários #brasileiros, #ChicoAlbuquerque #Miro #RafaelCosta #KlausMitteldorf #AlexandreRielo #Alexandre Salgado #AmaurySimões, #DuRibeiro #Studio46 #BobWolferson, #escolafocus #focusEAD #enioleiteblog #focusescoladefotografia #focusfotografia #alunosfotografia #cursosfotografia #escolasfotografia #aulasfotografia #enioleite #enio #leite #cursosdefotografia #fotografiaprofissional #focus #escola #de #fotografia
Metatags:
referencia, fotógrafos publicitários brasileiros, chico albuquerque, Miro, Rafael Costa, Klaus Mitteldorf, Alexandre Rielo, Alexandre Salgado, Amaury Simões, Du Ribeiro, Studio 46, Bob Wolferson, enio leite blog, enio leite fotografia, cursos de fotografia, escolas de fotografia, fotografia publicitária, fotografia de moda, focus escola de fotografia, aula de fotografia, cursos de fotografia sp, escola focus, cursos de fotografia a distância, aula de fotografia, enio leite
Comments