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Trabalhar com arquivos digitais é muito diferente de trabalhar com filme. Primeiro, a latitude de exposição, particularmente no que tange a superexposição, é quase inexistente.
O lado positivo desse aparente defeito no processo é que mais cuidado em criar uma exposição apropriada só faz um fotógrafo melhor.
Exposição apropriada é essencial para determinar a faixa dinâmica de tons, a qualidade geral da imagem, e é um dos principais fatores determinantes da qualidade da saída final de seu arquivo digital. Arquivos digitais subexpostos tendem a ter uma quantidade excessiva de ruído e a arquivos subexpostos faltam detalhes, cor e tons nas áreas claras.
Entenda que seus dias de superexposição terminaram! Dê adeus a eles! Você terá que estar bem certo em suas exposições ou, caso cometa um erro, deixe que sua imagem esteja apenas levemente subexposto, o que pode ser consertado posteriormente no Photoshop ou Lightroom. Um pouco mais escuro do que isso, os ruídos virão, com certeza.
De outra forma, você estará devolvendo dinheiro a seus clientes. Qualquer tipo de superexposição é fatal na digital. Palavras fortes, certamente, mas com captura digital você tem que garantir que a faixa dinâmica de imagem processada se encaixe bem nos materiais que você usará para exibir a imagem (ou seja, o papel impresso a jato de tinta, laser, sublimação ou papel fotográfico).
Extraído do:
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