top of page

TECNICA NA MACROFOTOGRAFIA

escolafocus

Uma técnica-chave, na macrofotografia é utilizar a profundidade de campo de forma inteligente.


Quanto mais perto focar a lente, menor será a profundidade de campo, o que é muito característico de fotografias em close-up.


Uma flor com um fundo complicado será, normalmente, beneficiada se tiver apenas a profundidade de campo suficiente para manter a sua focalização e manter o que a rodeia desfocado.


Isto funciona normalmente melhor se fotografar na horizontal ao invés de cima para baixo, à altura da própria flor. Um dos recursos básicos da fotografia profissional.


Use o botão de pré-visualização de profundidade de campo, se a sua câmera tiver um, para encontrar a melhor definição de abertura.


Defina o obturador adequadamente ou utilize qualquer programa que a máquina automática tenha para uma prioridade de abertura.


Outra possibilidade é introduzir o seu próprio fundo; veludo preto ou cartão branco, por exemplo, pendurado um pouco atrás da flor irá criar uma fotografia em um cenário semelhante a um estúdio.


Uma dica para lidar com os efeitos de uma brisa durante uma longa exposição: segure firmemente a flor, enrolando um fio de cobre ao redor do caule (fora do campo de visão) e fixe a outra ponta no chão.


O flash envolve uma técnica relativamente diferente e, no caso de insetos e outros animais pequenos, é praticamente essencial.


Para este tipo de temas, uma boa profundidade de campo é muito desejável e isto significa que a lente deve estar quase sempre parada numa pequena abertura.


Com a luz natural, mesmo nos dias mais claros, a velocidade de obturador teria então de ser extremamente lenta – demasiado lenta para impedir o tremor de câmera sem um tripé com emprego de exposição demasiado lenta para congelar os movimentos de um sujeito ativo.


Porém os flashes incorporados na máquina têm o efeito secundário de que a extensão de alente pode impedir a sua luz de atingir um tema mais próximo.


Ainda mais útil é um flash portátil que pode posicionar perto da planta ou da criatura. Ainda que uma única cabeça de flash seja satisfatória, as distâncias de trabalho menores significam muitas vezes que tem de ser posicionado ao lado do tema e como resultado lança uma grande sombra.


O melhor é posicionar um refletor (um espelho, uma folha de metal ou um cartão branco) ou uma segunda unidade de flash no outro lado do tema.


Uma unidade de flash especial, ligada ao sistema métrico da máquina é obviamente conveniente, mas os fotógrafos que se especializam em trabalho de close-up criam, normalmente, um cenário fixo, com as unidades de flash um a posição pré-definida, de modo que cada uma das poucas extensões de lentes seja familiar às definições de abertura.


Com método, que implica um teste prévio, mesmo que pequenas unidades de flashes baratas podem ser utilizadas. Em qualquer dos casos, uma extensão de flash dar-lhe a mais liberdade de posicionamento da luz; por exemplo, por cima simular a luz do Sol.


Aproveite para rever mais técnicas sobre fotografia nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus – Focus Escola de Fotografia.


Hashtags:


Metatags:

Técnica-chave, macrofotografia, profundidade de campo, fotografia close-up, fundo complicado, unidades de flash, enio leite blog, enio leite fotografia, cursos de fotografia, escolas de fotografia, fotografia publicitária, fotografia de moda, focus escola de fotografia, aula de fotografia, cursos de fotografia sp, escola focus, cursos de fotografia a distância, aula de fotografia, enio leite

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page