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USO DO MOVIMENTO!

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Uma das maneiras mais comuns de transmitir uma sensação de movimento pela fotografia é usar expediente de borrar o fundo ou o motivo principal. Foto: Movimento de zoom com baixa velocidade.

 

Isso se faz por meio da combinação da velocidade de obturação, da sensibilidade do ISO, do ângulo de tomada e da composição escolhida. No entanto esse não é o único recurso à disposição do fotógrafo para registrar uma cena de maneira a expressar a sensação de movimento.

 

As fotos que ilustram nossas aulas mostram diversos outros modos de exprimir o movimento. Examinando-as e analisando as técnicas utilizadas em sua captura, você estará dando um passo importante na direção do seu domínio.

 

 Entretanto, lembre-se de que nada pode substituir sua própria experiência. O domínio das diversas habilidades envolvidas nesse tipo de fotografia, com o borrar o fundo ou o motivo, seguir o objeto, operar o zoom enquanto se dispara a câmera assim por diante, é apenas uma parte necessário para obter boas fotos de objetos em movimento.

 

Além disso, precisa-se saber escolher a melhor posição para a câmera, selecionar a objetiva, o filme e a abertura mais adequados, e acionar o disparador no momento exato.

 

Tratando-se de fotos esportivas, vale a pena tentar conhecer algo sobre o esporte em questão, para decidir qual o momento certo de registrar a cena; de um modo ou de outro, porém observação cuidadosa e paciência são essenciais.

 

Nessas ocasiões, o motor costuma ser acessório bastante conveniente, uma vez que promove automaticamente o transporte do filme após cada exposição, liberando o fotógrafo desse encargo.

 

Ao fotografar um objeto estático, pode-se ficar razoavelmente certo de que a imagem resultante retratará a cena vista pelos olhos. É possível planejar a foto com antecedência e, frequentemente, uma só exposição basta para garantir um bom resultado. No caso de objetos em movimento, no entanto, a câmera registra o motivo de um modo inteiramente diverso daquele que nossos olhos veem comumente.

 

Quando olhamos para algo que se move, não vemos parte da cena borrada, nem tampouco conseguimos “imobilizar” o movimento. Assim, não podemos confiar nos nossos olhos para tentar conceber previamente o resultado da foto.


Cenas de ação costumam exigir que se batam diversas fotos, para que possa escolher a melhor dentre elas. Quanto maior a variedade de condições, maior possibilidade de se obter uma boa imagem.


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