top of page

VELOCIDADE DE OBTURAÇÃO

escolafocus


O efeito véu de noiva obtido com 1 segundo de exposição. A velocidade alta de obturação – 1/1000, por exemplo – permite congelar praticamente todos os movimentos da água nessa mesma imagem.


Com essa velocidade, é possível obter imagens precisas até de pequenos pingos de água em uma cachoeira.


No entanto, o fato de congelar o movimento da água não significa que a foto expressará esse movimento de maneira satisfatória.


Se você usar uma velocidade de obturação menor, a água cria o efeito de um borrão na imagem. Quando a velocidade é bastante baixa – 1/30 ou1/15 - a imagem fica totalmente borrada, dando uma impressão mais forte de movimento. Esse efeito funciona muito bem sempre que você for fotografar uma cascata ou corredeira.


O único problema para criá-lo é que nem sempre dá para usar velocidades baixas de obturação quando o sol está forte ou dia nublado próximo das 12 horas. Em outros casos a solução é empregar ISO menor ou um filtro de densidade neutra, o que diminui a quantidade de luz que chega ao sensor, sem alterar o balanceamento de cores.


Aproveite para rever mais técnicas sobre fotografia nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus – Focus Escola de Fotografia.


Hashtags:



Metatags: velocidade, obturação, exposição, velocidade alta, movimentos, água, imagem, cachoeira, congelar, movimento, fotografar, dia nublado, filtro, densidade neutra, cores, enio leite blog, enio leite fotografia, cursos de fotografia, aulas de fotografia, escolas de fotografia, fotografia publicitária, fotografia de moda, focus escola de fotografia, aula de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia EAD, escola focus, cursos de fotografia a distância, curso de fotografia online, enio leite

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page