top of page

Você conhece o “DNA” das digitais?

escolafocus

Uma câmera digital compatível com o formato EXIF dará um mapa do DNA de todas as imagens que você capturar.


Nome e fabricante da câmera, data, hora, velocidade do obturador, abertura do diafragma, ISO, flash, balanço de branco, modo de medição de luz, distância focal, entre outras informações, revelantes a sua imagem. Tudo isso é gravado no código fonte do arquivo, junto com a fotografia que você acabou de tirar.


Uma das maiores vantagens que a fotografia digital tem sobre a tradicional é o menor tempo despendido entre apertar o obturador e ver a foto. Se a foto (tradicional) sair perfeita, ou seja, da forma que você imaginava, você provavelmente não se lembrará das configurações usadas. Por outro lado, se for uma foto medíocre, o que você precisaria para obter uma imagem bem melhor? Neste quesito, os fotógrafos que utilizam câmeras digitais têm uma grande vantagem. Toda vez que uma imagem digital for capturada, sua câmera grava uma série de informações (conhecida em inglês como metadata).


Na grande maioria dos casos, a forma mais comum de “metadata” é o formato EXIF (sigla em inglês para “Exchangeable Image File”). Mas não se perca nos termos. Lembre-se somente de que uma câmera digital compatível com o formato EXIF dará um mapa do DNA de todas as imagens que você capturar. Que tipo de informações constam nesse DNA digital? Nome e fabricante da câmera, data, hora, velocidade do obturador, abertura do diafragma, ISO, flash, balanço de branco, modo de medição de luz, distância focal, entre outras informações. Tudo isso é gravado com sua imagem.


Raio X da imagem – Para acessar estas informações, basta ter um “software” de edição de imagens como o Photoshop, Photoshop Elements, iPhoto, EasyShare. Todos estes devem ser compatíveis com sistemas Windows e Mac. Muitos deles estão disponíveis para “download” gratuito pela “Internet”. Para verificar os dados da imagem no Photoshop, por exemplo, basta selecionar “File Info”, no menu “File”, e localizar a aba EXIF.


Pronto! À sua frente está o raio X da sua imagem capturada digitalmente: o DNA digital. Ou ainda, simplesmente abra a imagem no seu computador, utilizando o visualizador de imagens e clicar dentro da foto, com o botão do lado esquerdo do mouse. Em alguns modelos de câmera é possível visualizar o Exif diretamente no LDC. Consulte seu manual de instruções.


Alguns modelos atuais de câmera DSLR permitem que o fotográfico inclua seu nome completo. Recomendamos que além do nome, não deixe de incluir seu CPF, preservando assim seu direito de autor (Copyright em inglês).



Extraído do:

Novo Livro Didático - Fotografia Digital. Aprendendo a Fotografar com Qualidade. Autor: Prof. Dr. Enio Leite, na Amazon! https://www.amazon.com.br/Fotografia-Digital-Aprendendo-Fotografar-Qualidade/dp/8537105031/ref=sr_1_2?dchild=1&qid=1621947691&refinements=p_27%3AEnio+Leite+Alves&s=books&sr=1-2


Hashtags:


Metatags:

DNA, Câmera Digital, Formato Exif, imagens, nome, fabricante, data, hora, velocidade, obturador, abertura, ISO, Balanço De Branco, enio leite blog, enio leite fotografia, cursos de fotografia, escolas de fotografia, fotografia publicitária, fotografia de moda, focus escola de fotografia, aula de fotografia, cursos de fotografia sp, escola focus, cursos de fotografia a distância, aula de fotografia, enio leite

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page